Topo

MMA


Aldo sai desfigurado, diz que via três na luta e provoca "bobo da corte"

José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/10/2014 03h10

José Aldo passou muitos apuros na luta contra Chad Mendes. Apesar de ter vencido quatro dos cinco rounds disputados na madrugada deste domingo, no Maracanãzinho, e ter tido várias oportunidades para definir o combate, no quarto round deu um susto antes ser anunciado como vencedor pelos juízes em decisão unânime.

Ficou com o olho esquerdo muito inchado e deu a impressão de que o combate poderia ser interrompido pelos médicos, mesmo tendo vencido os três anteriores. Mas resistiu bravamente para manter o cinturão dos penas do UFC. Depois, admitiu que mal conseguia ver e que enxergava três Mendes.

“Foi uma luta dura e queria agradecer todo mundo, obrigado a todos. Sabia que uma hora eu iria conectar um bom golpe. Eu estava enxergando três na hora da luta. Aí pensei ´bom, aí vou no do meio que vou acertar.”

Depois, ainda provocou o possível adversário no futuro, o irlandês Conor McGregor, que veio ao Brasil assistir a luta, disse que o campeão é fraco e que “arrancará sua cabeça”. Quando questionado sobre quem deseja enfrentar, o amazonense já deu uma indireta sobre o europeu ao debochar de seu jeito falastrão.

“Pra mim quem eles colocarem está tudo bem. Tem o Rei, o príncipe (Chad) e agora está surgindo aí o bobo da corte. Só faltava esse.”


A luta
Desde os primeiros segundos a torcida se inflou para ajudar o brasileiro. “Vai pra cima dele, Aldo”, gritavam os fãs do Maracanãzinho. O amazonense foi pra cima e trocou golpes de maneira franca.

Em uma delas, foi surpreendido e chegou a cair, em momento perigoso. Ficou com nariz sangrando e gerou tensão na arquibancada. Ele continuou mal no primeiro round, e parecia sentir os golpes pesados do americano.

Até que no minuto final apareceu novamente seu instinto trocador. Passou a disparar uma chuva de socos no americano, o derrubou e golpeou por cima. Mendes conseguiu escapar em uma fuga amedrontada. Foi derrubado novamente, grogue, quando o round já havia acabado. A torcida chegou a achar que a luta havia acabado.

O combate continuou franco no segundo round. Muitos golpes dos dois lados estavam entrando, e a sensação era de que alguém poderia balançar o rival. Nos minutos finais, perderam um pouco a intensidade. A luta ficou mais tensa, mas Aldo acertou mais golpes.

O começo do terceiro round foi interrompido por uma dedada no olho desferida pelo americano. Era sua terceira infração, depois de outra dedada e um chute nas partes baixas. Depois disso, a luta virou quase uma briga de rua, aberta. Aldo chegou a derrubar o rival e dar  a impressão de que a qualquer momento poderia liquidar a fatura. Mas Mendes resistia bravamente. Depois, ainda derrubou o brasileiro, o segurou na grade e deu vários pisões em seu pé.

O quarto round já foi muito complicado. Mendes acertou vários golpes no lado esquerdo do olho do brasileiro e inchou muito. Deu a impressão de que a luta poderia acabar ali. Mas Aldo resistiu bravamente, apesar de perder o ímpeto que vinha demonstrando. No quinto, voltou a chacoalhar o rival e lutou bravamente para escapar das quedas e socos para sacramentar o triunfo.