Topo

MMA


Anderson sela paz com Maldonado após briga e é desafiado por americano

Fabio Maldonado comemorou vitória no UFC Rio com Anderson Silva - Alexandre Loureiro/inovafoto
Fabio Maldonado comemorou vitória no UFC Rio com Anderson Silva Imagem: Alexandre Loureiro/inovafoto

José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/10/2014 06h00

Anderson Silva fez uma inesperada aparição ao UFC 179, na madrugada deste domingo, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, onde José Aldo manteve seu cinturão dos penas ao bater Chad Mendes na decisão unânime dos árbitros.

Mas o Spider também foi um dos protagonistas. Foi ovacionado pela torcida quando apareceu no telão e foi se sentar próximo ao octógono. Ouviu da arquibancada o coro “o campeão voltou”, repetidas vezes. Subiu na grade do octógono para abraçar Fabio Maldonado quando este venceu o holandês Hans Stringer por nocaute. E também resolveu uma briga que havia findado a relação da dupla

Os dois tiveram uma distanciamento e relação cortada depois que Maldonado parou de treinar na academia Team Nogueira, de Minotauro e Minotouro, após um rompimento nas relações de treino com os irmãos. Reclamou publicamente que Anderson, nos tempos em que era campeão, tinha mudado seu comportamento e havia perdido a humildade.

Em cima da grade, os dois conversaram sem, obviamente, ninguém saber o que falavam. Mais tarde, o meio-pesado revelou que fez as pazes e pediu desculpas. “Quem de vocês nunca brigou com um familiar, com um amigo próximo? O problema foi eu ter levado desavença pessoal com Anderson pra imprensa. Hoje, com 34 anos, vou ter muito cuidado pra não fazer tempestade em copo d´agua. Ele subiu na grade, me deu um abraço e falei ´desculpa por não ter falado com você´. Eu deveria ter resolvido como homem. Eu pedi desculpas. Eu falei da esposa, dos filhos dele que gosto muito, e dei um beijo na careca dele.”


Anderson ainda viu um inusitado e inesperado desafio: o americano Phil Davis, conhecido como um dos maiores carrascos de lutadores brasileiros, afirmou que agora só deseja enfrentá-lo entre os possíveis adversários.

Davis venceu na madrugada Glover Teixeira. Antes, já havia batido Lyoto Machida, Rodrigo Minotouro, Wagner Caldeirão e Vinny Magalhães, entre outros. Do nada, disse querer Spider. “Falam que sou o assassino de brasileiros, mas não gosto desse apelido. Adoro o Brasil. E tem só um brasileiro que quero enfrentar. É Anderson Silva”, discursou.

Spider não comentou o desafio. Após o evento, na coletiva, Davis voltou a comentar o interesse do desafio. “Me chamam de matador de brasileiros, não gosto muito disso, mas as pessoas do Brasil gostam de mim. Ele é um ótimo lutador, provavelmente o melhor de todos os tempos, por quê não, então?.”

Dana White nem comentou a chance de este desafio ocorrer. Anderson tem compromisso marcado para o dia 31 de janeiro de 2015, quando volta a competir contra o americano Nick Diaz, após a lesão na perna. Davis, como meio-pesado, teria muito trabalho para descer para os médios, categoria de Spider, para que o duelo pudesse ocorrer.