Topo

MMA


Lutadora expõe 'tarados' e posta mensagens ofensivas de fãs no Instagram

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

13/11/2014 11h31

Cansada do assédio desproporcional cometido por parte de seus fãs, a lutadora de MMA Felice Herrig teve uma ideia: usar as redes sociais para expor as mensagens mais ofensivas, estranhas ou assustadoras que recebe. Participante do TUF 20, a norte-americana de 30 anos é famosa não só por lutar no reality show do UFC, mas pela beleza e por seus ensaios sensuais. Mas ela não acredita que isso justifique as mensagens exageradas que recebe.

Herrig resolveu criar uma “sessão” em seu Twitter e Instagram: é o “creepy message of the day”, ou a mensagem assustadora do dia. Revelando até a identidade de alguns, ela mostra o que muitas mulheres sofrem sob a desculpa de estarem recebendo cantadas e que, na maior parte das vezes, é algo que nunca vem à tona.

Entre as mensagens privadas que a norte-americana recebe, há homens e mulheres que se oferecem para fazer massagens, que querem lambê-la, “dar tapinhas no seu bumbum” e até indivíduos mais agressivos. Chama a atenção também o uso de figurinhas mesmo para falar barbaridades, o constante fetiche com os pés da lutadora e a insistência dos usuários, que não se contentam em não ver mensagens sem resposta.

“Posso esfregar suas costas para você, Felice?”. “Posso massagear suas pernas?”. “Você tem pés espetaculares, amo que você lute descalça”. “Sinto a necessidade de dar uns tapas na sua bunda”... São essas algumas das frases que Herrig tem de ouvir. Veja no álbum abaixo outros exemplos:

Sexualidade e autopromoção

Além de lutar MMA profissionalmente desde 2009, com nove vitórias e cinco derrotas, ela já esteve em outro reality show de lutas, o Fight Girls, em 2007. Toda essa experiência a fez perceber que ela tinha não só de subir no ringue, mas saber se promover.

“Sou muito ativa nas redes sociais, faço TV, eu amo isso. Isso só pode ajudar a minha carreira. Venho fazendo auto-promoção há bastante tempo e, quanto mais as pessoas me verem, melhor é para mim”, explica ela, considerada uma personalidade influente nas redes sociais.

No entanto, sua sexualidade, os ensaios picantes e o foco na beleza também geram críticas, inclusive de lutadoras. “Se as pessoas prestam atenção na aparência e no sex appeal, é isso que eles notam de verdade e não se sou uma boa lutadora. Mas, o que acho é que as pessoas veem tudo pelo lado negativo. Se olharem pelo positivo, verão: ‘bom, legal para ela, uma garota poderosa, um modelo do que uma mulher pode ser e ainda mostra que sabe lutar!’”, defende Felice.

“Não digo que a sexualidade é um componente chave. Para lutar, ser atleta deve vir primeiro. A beleza é um bônus, e dá oportunidades. Muitas lutadoras acham que é só subir no ringue e reclamam de mim. Mas se você não se fizer notar, não terá patrocinadores, ninguém vai querer vê-la, não importa o quão boa você seja”, adicionou.

Herrig segue na disputa do The Ultimate Fighter 20, e disputará as quartas de final da competição, que vai coroar a primeira campeã peso mosca do UFC. O evento da final acontece em 12 de dezembro, em Las Vegas.