Topo

MMA


UFC inova com calendário de 2015 com 5 novos países e 7 etapas no Brasil

José Ricardo Leite

Do UOL, em Las Vegas

17/11/2014 20h21

Pela primeira vez em seus 21 anos de história, o UFC definiu antecipadamente o calendário de eventos para a próxima temporada em anúncio realizado nesta segunda-feira, no The Smith Center for the Perforning Arts, em Las Vegas. Serão 45 etapas em 2015, duas a menos do que neste ano.

Serão sete etapas no Brasil, e outros cinco países “estreiam” no UFC: Coreia, Filipinas, Suíça, Polônia e Rússia receberão pela primeira vez cards do maior evento de MMA. Além deles, ocorrerão também etapas no Canadá, México, China, Alemanha, Emirados Árabes, Austrália e Japão, que já receberam antes. As cidades não foram divulgadas.

A atitude do UFC de divulgar o calendário oficial mira um profissionalismo maior e vai no mesmo caminho das principais organizações americanas do país, como NFL (futebol americano), MLB (beisebol), NBA (basquete), MLS (futebol), por exemplo, que divulgam todas as partidas e datas e facilitam as programações de TV. No mundo das lutas, isso é inédito. "Estamos fazendo como as grandes ligas", disse o presidente do UFC, Dana White.

Desde 2011, quando a organização americana de  voltou os olhos para o Brasil e passou a fazer etapas no país, os eventos foram crescendo ano a ano, sempre com recordes. Foram 32 em 2012, 36 em 2013, e incríveis 47 em 2014.

Para se ter uma ideia, de 2011 até 2014, foram 18 UFC´s dentro do território brasileiro. No mesmo período, o Canadá, que até 2011 era o segundo país que mais recebia, abrigou apenas metade desse número. Só 2014, foram seis etapas no Brasil e mais uma a ser realizada em Barueri, no dia 20 de dezembro.

E o calendário do UFC de 2015 promete ser dos mais agitados. Já no dia 3 de janeiro, Jon Jones coloca seu cinturão em jogo contra Daniel Cormier, em uma das disputas de cinturão mais esperados do meio-pesado e recheada de rivalidade.

Depois, no dia 31, Anderson Silva retorna após lesão para encarar o falastrão americano Nick Diaz. No dia 28 de fevereiro, Vitor Belfort desafia Chris Weidman em busca do título dos médios. No mesmo card, Ronda Rousey encara Zingano entre as mulheres.

Serão quatro eventos em janeiro, três em fevereiro e março, quatro em abril, maio e junho, seis em julho, quatro em agosto, três em setembro, dois em outubro e quatro em novembro e dezembro.

Ainda sem as lutas principais de alguns card, o UFC adiantou quais terão grandes eventos, possivelmente com disputa de cinturão. São 3 de janeiro (Jones vs Cormier), 21 de janeiro (Gustafsson x Jhonson), 31 de janeiro (Anderson Silva x Nick Diaz), 28 de fevereiro Chris Weidman x Vitor Belfort), 14 de março, 25 de abril, 23 de maio, 13 de junho, 11 de julho, 1º de agosto, 5 de setembro, 3 de outubro, 14 de novembro e 5 de dezembro.