Topo

MMA


Barão promete "sair na mão" e versão diferente para apagar última imagem

José Ricardo Leite

Do UOL, em São Paulo

20/12/2014 06h00

Renan Barão começou 2014 como um dos únicos dois brasileiros que detinham o cinturão do UFC, ao lado de José Aldo. Em fevereiro, nocauteou Urijah Faber e fazia parecer ali que teria mais um ano de sucesso e vitórias. Não foi bem assim e a maré mudou bravamente para o lutador potiguar. Por isso, o combate contra Mitch Gagnon, na madrugada deste domingo, no UFC Barueri, é a chance para mudar a imagem.

No dia 25 de maio, Barão defendeu o título contra TJ Dillashaw, grande azarão. Longe de sua melhor forma e sem achar o tempo dos golpes do rival americano, o campeão fez combate irreconhecível e acabou nocauteado pela primeira vez na carreira. Poucos acreditavam no que viam.

Sua moral, no entanto, continuava intacta na organização. Tanto que lhe foi dado o direito de revanche pouco depois, em agosto. Mas ali ocorreria mais um problema.  Horas antes daquela pesagem, caiu ao tentar sair da banheira em que estava para perder peso. Bateu a cabeça na parede e acabou sendo hospitalizado. Foi medicado, e a luta acabou cancelada. Acabou perdendo a vez na fila e levando como "brinde" críticas do presidente do UFC, Dana White.


Agora, diz que aprendeu com tudo o que passou e promete um estilo agressivo e arrojado para que a última imagem que fique em 2014 seja a de uma vitória neste final de semana.

"Aprendi bastante, a me focar mais, observar melhor minhas técnicas e procurar estar melhorando. Acho que no sábado vocês vão ver uma total diferença no meu jogo de antes em relação ao de agora. Vou sair na mão mesmo pra dar um espetáculo pra todo mundo”, falou o ex-campeão do peso galo.

 

Barão garante agora que a perda de peso no fim de semana não é problema, visto que bateu o peso na sexta-feira sem dificuldades. “Estou muito bem. Aquilo passou já, é uma página fora do livro. Vamos virar aquela página e fazer outras história.”

O brasileiro terá pela frente um canadense não tão bem ranqueado, apenas o 14º nos galos. Mas Gagnon tem um cartel de 12 vitórias em 14 lutas e 11 finalizações. Isso deixa o ex-campeão em estado de alerta. “Ele não é um cara tão conhecido e bem ranqueado, mas é um cara duro. Tem várias vitórias por finalização e estou me preparando para encarar o melhor adversário possível.”

UFC BARUERI

Card principal (a partir da 1h de Brasília)

Peso médio: Lyoto Machida x CB Dollaway
Peso galo: Renan Barão x Mitch Gagnon
Peso meio-pesado: Antonio Cara de Sapato x Patrick Cummins
Peso leve: Elias Silvério x Rashid Magomedov
Peso meio-médio: Erik Silva x Mike Rhodes
Peso médio: Daniel Sarafian x Junior Alpha

Card preliminar (a partir das 22h de Brasília)
Peso meio-pesado: Marcos Pezão x Igor Pokrajac
Peso pena: Renato Moicano x Tom Niinimaki
Peso pena: Darren Elkins x Hacran Dias
Peso galo: Leandro Issa x Ulka Sasaki
Peso meio-médio: Marcio Lyoto x Tim Means
Peso médio: Vitor Miranda x Jake Collier