Topo

MMA


UFC Barueri tem brasileiros em busca de redenção e teste pra campeão do TUF

José Ricardo Leite

Do UOL, em São Paulo

20/12/2014 17h00

Principais estrelas do UFC Barueri, que será realizado na madrugada deste domingo, no ginásio José Correa, Lyoto Machida e Renan Barão lutam para apagar as últimas derrotas e fechar 2014 com triunfos em busca de uma redenção e que facilitem uma nova caminhada na disputa por títulos.

Além deles, outros dois atletas que farão parte do card principal vêm de revés e tentam pôr fim aos altos e baixos na carreira após serem considerados uma das principais esperanças do MMA nacional; Daniel Sarafian e Erick Silva.

Lyoto Machida, quarto do ranking dos médios e que fará a luta principal da noite, encara o americano CB Dollaway (décimo na lista), depois de um revés na disputa de cinturão contra Chris Weidman, em que perdeu por pontos em decisão unânime dos árbitros. O carateca sabe que o caminho não será fácil para uma nova chance e que precisa de uma vitória convincente neste sábado.


“Tem muita gente bem supostamente na minha frente, como Rockhold e Jacaré. Cada luta é uma luta e espero conseguir o lugar ao sol pra disputar o título”, falou Lyoto, que sonha com nocaute por uma vitória contundente que facilite sua redençao. “Na luta o nocaute é o ponto máximo, um golpe quase que perfeito. O nocaute dá uma saudade sim e estou com saudades do nocaute.”

Diante do canadense  Mitch Gagnon, Barão tenta se recuperar não só de um nocaute para TJ Dillashaw que lhe custou o cinturão, mas também por ter perdido a chance de realizar a revanche contra o americano por bater a cabeça quando ao sair da banheira quando tentava perder peso um dia antes da luta.


“Vocês vão ver uma total diferença no meu jogo de antes em relação ao de agora. Eu estava doido para lutar e virar essa página e fechar o ano com vitória”, falou o ex-campeão do peso galo.

Erick Silva foi quem mais levantou a voz sobre o tema recuperação nos dias que precederam o combate. O capixaba vem de altos e baixos e críticas depois da derrota para Matt Brown, quando teve chance de nocautear, mas acabou sendo nocauteado ao mostrar condição física muito abaixo do rival.


“A maioria dos brasileiros está vindo de derrota e esse evento serve pra gente mostrar superação mesmo, e os brasileiros vão conseguir isso, dar a volta por cima. Esse evento ficará marcado por isso, a volta dos brasileiros no último evento do UFC no ano”, comentou.             

Um dos atletas do card principal não vem de derrota e vive situação contrária, de ascensão. Antônio Cara de Sapato, vencedor do TUF Brasil 3, tem a chance de se firmar como grande esperança e faz sua estreia nos meio-pesados (ele ganhou o reality show nos pesados).

“Agora vou lutar na minha verdadeira categoria, vou lutar de igual pra igual e isso me deixa mais confiante. Estou com sede de luta, desde maio que não luto. Mas não tenho pressão (por ser esperança). Depois da pressão no TUF, acho que não vou ver algo igual. Eu era muito imaturo ainda e adquiri boa experiência lá”, declarou.

Seu rival, Patrick Cummins, vem de duas boas vitórias e é considerado um teste duro para a estreia do campeão no UFC. E para vencer o duelo vale tudo, nem que o seu estilo de busca de levar a luta para o chão não agrade ao público.

“Só vejo coisa positivas (de pegar um cara duro). Ele é uma boa luta e se encontra em boa situação no UFC.Tenho que fazer meu trabalho e tudo que treinei. Ele é um excelente atleta. Vamos dar nosso melhor e esquecer um pouco público.”


UFC BARUERI

Card principal (a partir da 1h de Brasília)

Peso médio: Lyoto Machida x CB Dollaway
Peso galo: Renan Barão x Mitch Gagnon
Peso meio-pesado: Antonio Cara de Sapato x Patrick Cummins
Peso leve: Elias Silvério x Rashid Magomedov
Peso meio-médio: Erik Silva x Mike Rhodes
Peso médio: Daniel Sarafian x Junior Alpha

Card preliminar (a partir das 22h de Brasília)
Peso meio-pesado: Marcos Pezão x Igor Pokrajac
Peso pena: Renato Moicano x Tom Niinimaki
Peso pena: Darren Elkins x Hacran Dias
Peso galo: Leandro Issa x Ulka Sasaki
Peso meio-médio: Marcio Lyoto x Tim Means
Peso médio: Vitor Miranda x Jake Collier