Topo

MMA


Brasileiro vice-campeão do TUF nocauteia no UFC Barueri; Marcio Lyoto perde

Jorge Corrêa e José Ricardo Leite

Do UOL, em Barueri

20/12/2014 22h13Atualizada em 21/12/2014 05h02

Quanto mais leve, melhor. Essa máxima vale para o vice-campeão do TUF Brasil 3, Vitor Miranda, que estreou com vitória em sua nova categoria no UFC na noite deste sábado, em Barueri. Agora nos médios, ele venceu o americano Jake Collier por nocaute, no segundo final do primeiro round.

Vitor competiu entre os pesados no último reality show da organização, que não tinha os médios (até 83,9 kg) naquela edição. Depois de chegar à decisão do TUF, foi derrotado por Antônio Carlos Cara de Sapato, que hoje compete nos meio-pesados (até 93 kg).

Na luta deste sábado, Vitor procurou a trocação desde o começo do round, mas foi surpreendido pelo americano com uma queda. Collier conseguiu manter as posições e por pouco não conseguiu uma finalização com um mata-leão. Mas o brasileiro saiu por mais de uma vez.

Quando restavam menos de 20 segundos para o final, conseguiu se levantar e partiu com tudo para cima. Acertou um chute na cabeça do rival, que o deixou grogue. Depois disso, bateu até conseguir o nocaute a um segundo do final.

“Eu sabia que iria vencer. Primeira luta no evento e já tem gente assistindo e dando força. Isso é gostoso demais, obrigado”, falou para o público após a luta. “Vi que ele começou forte, e meus treinadores disseram para eu segurar no começo”, explicou.


Marcio Lyoto perde

Outro vice-campeão do TUF 3 que estreou em nova categoria foi Marcio Lyoto. Depois de competir no reality nos médios, agora está uma abaixo, nos meio-médios. Encarou o americano Tim Means e perdeu por decisão unânime.

Means ditou o ritmo no primeiro round, e o brasileiro tinha dificuldade para se movimentar no octógono. O americano o cercava em busca da queda, mas Lyoto era ágil na movimentação. Checou a acertar bons golpes no contra-ataque. Means tentava desestabilizar Marcio ao baixar a guarda e pedir mais golpes.

No começo do segundo round, o americano acertou bons golpes no rosto e conseguiu uma queda. Na sequência do take-down, chegou a acertar uma joelhada em Lyoto, que caiu desacordado. Mas o golpe foi considerado ilegal pelo fato de o brasileiro estar com os três apoios no chão.

Depois da paralisação, o brasileiro voltou para a trocação franca, acertou um chute na cabeça de Means, que caiu. Lyoto foi na empolgação da torcida e começou a bater sem parar, dando a impressão que conseguiria o nocaute. Mas o americano mostrou queixo duro, reverteu a situação e ficou por cima no chão. Terminou o round em vantagem com mais uma queda e golpes na cabeça por cima.

Marcio Lyoto voltou bem mais cansado para o derradeiro round e não conseguia escapar dos golpes de Means. Tentou se agarrar no rival para conseguir as quedas, mas não tinha força. Levou duros golpes na cabeça e saiu sangrando e muito machucado.


“Quero ver vocês me vaiarem agora, brasileiros”, provocou o americano após ser declarado vencedor do combate.

Demais brasileiros venceram

Em outro duelo do card preliminar, Renato Moicano estreou com vitória. O lutador que era destaque no Jungle Fight dominou Tom Niinimaki tanto na trocação como na movimentação no octógono. No segundo round, acerto golpe que derrubou o rival e depois conseguiu a montada. Levou pouco tempo para encaixar um mata-leão.

A noite feliz para os brasileiros também teve finalização de Leandro Issa sobre o japonês Ulka Sasaki com uma chave de pescoço. Já Hacran Dias conseguiu uma vitória sobre Darren Elkins em um combate movimentado e com muitas quedas. Dias mostrou mais resistência física e fez prevalecer essa condição no final.

Na luta que fechou o card preliminar, Marcos Pezão foi avassalador contra Igor Pokrajac e nocauteou no primeiro round, com menos de 30 segundos, com uma sequência de socos no chão depois de fazer o croata cair ao sentir sua mão pesada em uma pesada combinação. Foi sua segunda vitória no UFC, depois de estrear com triunfo sobre Rick Monstro, em maio. “Isso é resposta ao trabalho que venho fazendo. A mão pegou, valeu”, disse Pezão após a luta.

Das seis lutas do card preliminar, Marcio Lyoto foi o único brasileiro a ser derrotado.

UFC BARUERI
Card principal 
Peso médio: Lyoto Machida venceu CB Dollaway por nocaute no 1º round
Peso galo: Renan Barão venceu Mitch Gagnon
Peso meio-pesado: Patrick Cummins venceu Antônio Cara de Sapato por decisão unânime
Peso leve: Rashid Magomedov venceu Elias Silvério por nocaute técnico no 3º round
Peso meio-médio: Erik Silva venceu Mike Rhodes por finalização no 1º round
Peso médio: Daniel Sarafian venceu Antonio dos Santos por nocaute técnico (interrupção) no 2º round

Card preliminar 
Peso meio-pesado: Marcos Pezão venceu Igor Pokrajac por nocaute no 1º round
Peso pena: Renato Moicano venceu Tom Niinimaki por finalização no 2º round
Peso pena: Hacran Dias  venceu Darren Elkins por decisão unânime
Peso galo: Leandro Issa venceu Ulka Sasaki por finalização no 2º round
Peso meio-médio: Tim Means venceu Marcio Lyoto por decisão unânime
Peso médio: Vitor Miranda venceu Jake Collier por nocaute no 1º round