Topo

MMA


Lyoto diz que surpresa prometida não era o chute na costela. Ficou guardada

Brasileiro iniciou a vitória com um belíssimo chute na costela do norte-americano - Reinaldo Canato/UOL
Brasileiro iniciou a vitória com um belíssimo chute na costela do norte-americano Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Jorge Corrêa e José Ricardo Leite

Do UOL, em São Paulo

21/12/2014 17h00

“Tem novidade, mas falar antes não dá certo. Depois que encaixar eu falo.” A frase foi dita por Lyoto Machida, nos treinos de quinta-feira, antes do UFC Barueri, ao prometer um golpe “surpresa” para os fãs no duelo contra CB Dollaway.

Mas quem pensa que o potente chute na costela que derrubou o rival antes de se completar um minuto de combate foi o prometido golpe, está enganado. Machida afirma que o pernada esquerda que desferiu era apenas um golpe “para abrir caminho”. E a surpresa está guardada para o futuro.

“Treinei muito esse chute. Treinei também muito em pé e no chão. Eu tinha ainda uma carta na manga que não era exatamente esse chute. Esse chute era para abrir caminho (para um novo golpe). Mas fica para uma próxima luta aí para mostrar um golpe diferente e sair com uma vitória mais bonita ainda”, falou Lyoto ao site do UFC depois da vitória.

O chute fez Dollaway sentir muito a dor e desabar. Na sequência, Machida não bobeou e desferiu vários socos até a interrupção do árbitro. “Quando ele dobrou um pouco (o corpo) e colocou a mão sentindo, eu pensei ´agora tenho que  terminar a luta´. Eu não poderia dar muito tempo pra ele, é um cara duro e perigoso e poderia me dar um trabalho maior. Procurei terminar a luta”, explicou.

Um dos golpes surpresas de Machida já virou imagem clássica do UFC. Em 2011, no UFC 129, deu uma voadora frontal no queixo de Randy Couture e arrancou um dente do americano.


O triunfo na madrugada deste domingo rendeu a Machida o prêmio de US$ 50 mil como uma das lutas da noite após o chute na costela e sequência de socos em CB Dollaway. Também levaram o prêmio Renan Barão, Erick Silva e Vitor Miranda. O primeiro venceu Mitch Gagnon por finalização no 3º round com um katagatame.

O mesmo golpe foi utilizado por Erick para derrotar Mike Rhodes no primeiro round. Já Vitor Miranda nocauteou Jake Collier no segundo final do primeiro round depois de acertar um forte chute e uma sequência de socos.

Após a vitória, Machida já foi logo desafiado por Luke Rockhold, que pediu no Twitter ao presidente do UFC, Daha White, que realize o combate entre ambos. O ex-campeão do Strikeforce parabenizou Machida e disse a Dana estar pronto para o duelo. Mais tarde, na entrevista coletiva, o brasileiro foi questionado sobre o duelo e classificou como "excelente" a oportunidade.

"Pode ser que sim, pode ser que não. Ele está credenciado aí na fila do cinturão e uma luta minha com ele seria uma coisa excelente", disse Machida.

Lyoto é o atual quarto colocado do ranking dos médios, uma posição acima de Rockhold. O cinturão da categoria será colocado em jogo no dia 21 de fevereiro, no embate entre o campeão Chris Weidman e o desafiante Vitor Belfort.

Machida teve a chance de ser campeão em julho, mas foi derrotado por decisão unânime para Weidman em uma luta que sofreu com as quedas do wrestler americano.