Topo

MMA


Diretor vê falha em teste de Jon Jones por analisar "drogas de rua"

Do UOL, em São Paulo

08/01/2015 11h07

A Comissão Atlética de Nevada vê falha no teste antidoping de Jon Jones do dia 4 de dezembro de 2014 em que foi acusada a presença de cocaína. Segundo o diretor da comissão Bob Bennett, o "erro" foi ao analisar o exame do lutador para "drogas recreativas". Jones também não teria sido avisado sobre o resultado antes da luta contra Daniel Cormier.

"Isso foi um pouco anormal (testar para drogas de rua) e vai ser enviado para análise no dia 12 de janeiro. Não foi algo requerido pela Comissão. Parece ter sido uma falha administrativa", explicou o diretor ao site MMAfighting.com.

A razão para Jon Jones não encarar nenhum tipo de punição em Nevada é porque a substância acusada no teste não é considerada para banir um atleta da competição, como prevê a agência internacional antidoping e também a Comissão de Nevada.

No dia 4 de dezembro o teste  não foi feito com o lutador em período de competição, como aconteceria no caso de outros testes realizados como o do dia 18 de dezembro e do pós-luta contra Cormier. Caso o teste pós-luta de Jones dê positivo, ele poderá sofrer punições.

Duas semanas depois do primeiro teste, Jones foi novamente testado, mas, desta vez, sem análise para "drogas recreativas", ou "de rua". "Depois ele só foi testado para drogas de competição", contou.

Além da falha quanto ao que foi testado no exame de Jon Jones do dia 4 de dezembro, o lutador não teria sido avisado sobre o resultado positivo antes da luta contra Daniel Cormier, que aconteceu no último final de semana.

O site norte-americano explica que fontes próximas ao lutador contaram que ele foi avisado sobre o resultado do teste do dia 4 de dezembro apenas dois dias após a luta contra Cormier, mesmo com tudo tendo ficado pronto no dia 23 de dezembro. O diretor da Comissão Atlética de Nevada se recusou a comentar o assunto.

Após a divulgação de que Jon Jones foi flagrado no doping, dúvidas surgiram por conta de outros atletas punidos por causa do uso de “drogas de rua” como Matt Riddle. No entanto, a explicação da punição vem porque ele foi testado positivo para maconha em teste pós-luta. Riddle foi demitido do UFC em 2013.