Topo

MMA


Empresário de Shogun cogita descida de peso e luta contra Bisping no Brasil

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

28/01/2015 19h20

Com um cartel de seis vitórias e oito derrotas no UFC, Mauricio “Shogun” Rua pode começar uma nova trajetória dentro da organização. Segundo o empresário do atleta, Eduardo Alonso, o lutador está cogitando descer para a categoria dos médios para tentar retomar o caminho das vitórias.

Em entrevista ao Portal do Vale Tudo, Alonso afirmou que gostaria de ver o atleta descer para a categoria inferior. Entretanto, antes de qualquer decisão, a equipe do lutador projeta um duelo casado em 88 quilos para avaliar como seria a adaptação do atleta. “Eu sugeri alguns nomes ao UFC e gostaria que essa luta acontecesse em um peso casado, como o Wanderlei Silva e Vitor Belfort fizeram antes de mudarem de categoria. Esta seria uma boa maneira de testar o Shogun durante o processo de perda de peso, para poder avaliar se ele iria ter uma performance melhor, como ele lidaria com o processo de corte de peso e se isso daria a ele uma nova motivação.”
 
Apesar dos novos planos, o atleta poderá fazer uma última luta em seu peso atual, meio-pesado, devido às gravações do The Ultimate Fighter 4, em que ele e Anderson Silva serão os treinadores das equipes. Como as gravações começarão ainda este mês em Las Vegas, Alonso ressaltou que seria complicado fazer esta mudança de peso de forma direta, sem realizar um teste para verificar a adaptação antes. “Shogun estará no próximo TUF, então ele já irá iniciar o seu camp de treinamentos, o que dificultaria que ele já estreasse no novo peso. Mas, se eu pudesse escolher, já preferiria que ele lutasse em um peso casado”, avalia Alonso.
 
Mesmo com a questão ainda em aberto, Alonso já projeta um potencial adversário para o confronto: o falastrão Michael Bisping, que também iniciou a carreira entre os meio-pesados e desceu para os médios, em 2008. Todavia, o inglês já possui confronto marcado contra C.B. Dollaway no UFC 186, em abril. “Se eu pudesse escolher, adoraria ver Shogun lutar contra o Michael Bisping, apesar dele já ter uma luta marcada e ainda ser muito cedo para imaginar o que virá a seguir. Além disso, ainda não está definido com o UFC se esta luta em um peso casado acontecerá ou não.”
 
Até um possível local para o confronto já é imaginado por Alonso. Para o empresário, a oportunidade de ter Anderson Silva e Shogun em um mesmo card é única, visto que ninguém sabe quanto tempo de carreira o “Spider” ainda possui. “Eu adoraria ver este evento acontecer aqui em São Paulo, no estádio do Palmeiras. É uma excelente oportunidade para ter estes atletas em um mesmo card, em um estádio de futebol aqui no Brasil. Porém, apenas o UFC sabe quais são os planos para este evento”, conclui Alonso.
 
Após a publicação da matéria, Michael Bisping se manifestou pelo Twitter sobre a possibilidade de enfrentar o ex-campeão do UFC. "Eu ouvi que o empresário do Shogun está interessado em uma luta comigo em um peso casado de 88 quilos. Após a minha próxima luta, vamos fazer isso!"