Topo

MMA


'Facão' do UFC corta 5, e parceiro de Anderson é demitido após 3 derrotas

Do UOL, em São Paulo

28/01/2015 08h44

O “facão” do UFC age várias vezes durante o ano, demitindo atletas e readequando o plantel da organização. E o primeiro corte do ano foi nesta terça-feira. Entre as cinco vítimas, o brasileiro Rodrigo Damm, um parceiro de longo prazo de Anderson Silva, acabou sendo deixado para trás, por ter perdido suas últimas três lutas.

Damm, um especialista em jiu-jítsu e veterano de 34 anos, foi participante da primeira edição do TUF Brasil, mas não conseguiu chegar à final. Ainda assim, foi aproveitado pelo UFC. Dentro da organização, ele estreou vencendo Anistavio Gasparzinho no primeiro UFC em BH.

Depois disso, passou a ter uma carreira irregular, marcada por combates chatos. Perdeu para Antonio Carvalho, venceu Mizuto Hirota e Ivan Batman e, por fim, perdeu seguidamente para Rashid Magomedov, Al Iaquinta (foi finalizado) e Evan Dunham. Este combate, o mais recente, foi no último dia 3 de janeiro.

Com esses resultados, ele chegou a 12 vitórias e 9 derrotas na carreira, com um aproveitamento de apenas 57% em vitórias.

Damm sempre teve apoio de Anderson Silva, um de seus parceiros de treinos, e chegou a ter o Spider em seu córner, como no combate contra Antonio Carvalho, no UFC 154. O capixaba treinou durante um período da sua carreira na Chute Boxe, academia que lançou nomes como Anderson, Shogun e Wanderlei Silva.

Anderson e Damm - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Rodrigo Damm (à direita) posa com Anderson Silva, o empresário Joinha e o preparador físico Rogério Camões (e)
Imagem: Reprodução/Twitter

Outros nomes conhecidos estão na lista de demissão. Igor Pokrajac (25 vitórias, 12 derrotas) que estava no UFC desde 2009, foi cortado após ficar cinco lutas sem vencer. Foram quatro derrotas e um no contest (luta sem resultado), por doping.

Tom Niinimaki, Sean Soriano e Mike Rhodes completaram a relação de dispensados. Todos perderam suas últimas três lutas.