Topo

MMA


O que Anderson sentirá ao voltar a lutar? Eles quebraram a perna e contam

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

29/01/2015 12h00

A dor de fraturar dois ossos da perna. As dúvidas quanto ao futuro antes de passar pela mesa de cirurgia. O esforço para voltar ao normal. Dois brasileiros enfrentaram a mesma lesão que o astro do UFC Anderson Silva. E, como o veterano tentará provar neste sábado, retomaram suas carreiras normalmente – ou quase -, venceram e deixaram para trás o fantasma dos momentos dramáticos que viveram. Um deles, inclusive, virou exemplo para o próprio Spider, mesmo sendo apenas um jovem de 22 anos.

Anderson Silva teve uma longa recuperação. Mas é só quando o árbitro liberar os lutadores que o Spider poderá provar que se recuperou totalmente. O UOL Esporte conversou com Gustavo Coelho e Danilo Mota. Ambos quebraram suas pernas em movimentos idênticos ao de Anderson, durante eventos nacionais de MMA, tiveram de passar por cirurgia e por longas recuperações para retomar o sonho de lutar. E conseguiram.

No caso de Danilo, foi só com a presença de Rodrigo Minotauro que ele pôde receber o tratamento adequado, sendo transferido de um hospital público para um particular, na conta do lutador do UFC. O cearense, que em agosto de 2013 fazia sua estreia defendendo a equipe do baiano, ficou apenas 26 segundos na jaula até desferir um chute em Glefeson Gurgel e cair na lona, com uma fratura exposta.

“No primeiro chute que dei, já pegou no joelho dele, num bloqueio muito semelhante ao do Weidman. Foi fratura exposta”, relembra Danilo, que no momento não sabia desta gravidade, já que parte do osso ficou à mostra do lado de trás de sua perna. Se Anderson gritou de dor, Danilo ficou “anestesiado” pela adrenalina. Pensava mais no fato de a luta ser considerada uma derrota em seu cartel.

Com menos condições, sua recuperação foi mais sofrida. A começar pela cirurgia. Sem plano de saúde, ele foi levado a um hospital público, enfrentando fila para operar. Foi só quando Minotauro apareceu para bancar o procedimento que ele foi transferido e o processo acelerou.

Em cerca de quatro meses, a perna estava calcificada, e Danilo pôde voltar a competir. Mas não no MMA. Ele participou de um campeonato de submission (finalização) e venceu. Foi um pouco depois que Anderson Silva teve sua chocante fratura, e conheceu o caso do cearense.

Danilo Mota Ponte lesionou a perna do mesmo modo que Anderson Silva. Minotauro bancou sua cirurgia - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Danilo Mota Ponte lesionou a perna do mesmo modo que Anderson Silva. Minotauro bancou sua cirurgia
Imagem: Arquivo Pessoal

“Naquele sofrimento da lesão, eu falei para ele: ‘Anderson, você vai treinar normalmente, vai descobrir do que seu corpo é capaz. Falei para acalmá-lo. E tivemos esse atleta, o Danilo, com a mesma lesão. Eu então mostrei para ele uma foto do Danilo comemorando a vitória no torneio. Foi um estímulo para o Anderson”, revela Minotauro.

“Quando o Minotauro veio a Fortaleza, ele falou que mostrou a foto para o Anderson, que todo mundo lembrou de mim. Foi gratificante”, disse o jovem lutador, agora uma inspiração para Anderson. Danilo retornou ao MMA oito meses depois de operar e emendou duas vitórias por finalização – agora está com 6 triunfos e 3 reveses no cartel.

Impressões de uma perna recuperada

Gustavo Coelho ainda sente alguma dor. Como a haste foi colocada pelo joelho, esta região ainda tem sensibilidade e algumas vezes incomodam o lutador. Ele fraturou a tíbia e fíbula em março de 2013, no primeiro round contra Magno Alexandre. Também operou e só depois de um ano e três meses voltou ao ringue.

“Lembro que no retorno, no aquecimento, a cada momento pensava em tudo o que passei, desde o dia que machuquei até a recuperação. Canalizei tudo isso para me dar força, fiquei concentrado e voltei como um monstro”, relembra Gustavo, sobre a primeira luta após estar curado. “Quando entrei lá, tudo apagou e fui com tudo. Trabalhei chute, bloqueio... E venci.”

Para Gustavo, um atleta como Anderson está acostumado a trabalhar de forma a transformar o nervosismo em motivação, mesmo num caso extremo. E ele imagina que todo o esforço dos treinos do Spider refletirá dentro do octógono. “Eu já tive medo de chutar, mas não deixo isso me consumir.”

Gustavo não considera que a perna chegue a 100% como antes da lesão – apesar de dizer que tem total confiança em usá-la. Já Danilo tem opinião diferente. Para ele, seu processo de cura fez a perna ficar ainda mais forte.

“Hoje eu tenho um ano e meio da cirurgia e sinto que ela ficou mais forte. Por ter calcificado, ter uma haste e ainda um grande calo ósseo, e por eu ter feito um fortalecimento muscular muito grande”, explica ele, que não sente dores ou outros problemas no local.

Danilo ainda tem na memória como foi retornar ao ringue. Como Gustavo, estava confiante na recuperação. Mas a torcida, nem tanto. O silêncio imperou. “As pessoas estavam apreensivas, o ginásio estava bem em silêncio, todo mundo nervoso”. No fim, o lutador não precisou usar seus chutes e conseguiu uma finalização, mesmo resultado do segundo e mais recente combate que fez.

Se o jovem lutador venceu todos os obstáculos de sua lesão, ele acredita que Anderson fará o mesmo. “Desde o início sua história é de se superar. Então, acho que ele vai tirar de letra (a luta com) o Nick Diaz.”

Gustavo Coelho sofreu lesão semelhante à de Anderson Silva - Alan Oliveira/PVT - Alan Oliveira/PVT
Gustavo Coelho sofreu lesão semelhante à de Anderson Silva em 2013
Imagem: Alan Oliveira/PVT