Topo

MMA


Anderson volta ao UFC sob fantasma de lesão e para defender seu legado

Jorge Corrêa

Do UOL, em Las Vegas (EUA)

31/01/2015 06h00

Nunca Anderson Silva ficou tanto tempo longe do octógono e nunca tinha sofrido uma lesão tão grave. Mas os 13 meses de distância entre a grave fratura que sofreu contra Chris Weidman, no fim de 2013, até o combate deste sábado, contra Nick Diaz, serviram para sedimentar seu legado e sua importância no UFC.

Não é apenas um ex-campeão dos médios que fará a luta principal do UFC 183, em Las Vegas. É a volta daquele que é apontado como o maior de todos os tempos. Seu hiato fora dos holofotes fez com que suas derrotas nas últimas duas lutas ficassem menores do que seu legado no esporte.

“O que já foi feito não tem como apagar, está em todos os lugares, na internet, na cabeça das pessoas, não tem como apagar. É continuar fazendo o que eu faço, com amor, pedindo a Deus que ele me sabedoria para eu continuar”, disse o Spider.

Contra Nick Diaz, ele tenta afastar o fantasma da grave lesão e retomar a memória dos fãs de MMA para o show que ele quase sempre deu no octógono e fez ele ficar tão famoso. A cena de sua perna dobrando ao chutar a canela de Chris Weidman ainda é a imagem que está mais fresca na cabeça das pessoas. “Todo mundo precisa entender que não sinto mais dor nenhuma. Preciso só de autoconfiança.”

Agora, o Spider quer começar uma nova história e que pode dar do mesmo ponto do enredo anterior: o cinturão. “Sempre é uma nova história, você sempre tem de estar escrevendo um capítulo novo em sua vida e é o que estou fazendo agora. Acho que a superação é o tempo todo e estou sempre me superando. Acredito que será um grande espetáculo que entrará para a história do UFC.”

Perto do cinturão

Nas últimas semanas, Dana White disse que Anderson Silva precisaria apenas vencer Nick Diaz neste sábado para ter a chance de disputar mais uma vez o título dos médios contra o vencedor de Chris Weidman e Vitor Belfort - isso quando a luta acontecer, depois da lesão do norte-americano. Mas o brasileiro ainda está um ponco reticente quanto a isso.

“Essa é uma decisão do chefe. Se ele quiser, eu disputo novamente, mas talvez precise fazer mais lutas antes”, relativizou o ex-campeão, seguido pelo próprio Dana. “Acho que vamos saber se isso vai acontecer dependendo do que rolar na luta de sábado. Ele é um grande profissional e está em ótima forma. Acho que é algo mais mental, de como ele vai se sentir. Mas não acho que ele precise fazer mais 3 ou 4 lutas para disputar o cinturão novamente.”

Mas por que Nick Diaz?

O bad boy norte-americano, que chegou atrasado aos eventos da semana simplesmente porque queria dormir mais uma noite em sua cama, volta ao UFC depois de uma “autoaposentadoria”. Com Anderson Silva como rival, voltou a ter alguma motivação para lutar no UFC, mesmo contra um rival muito maior e em uma categoria acima da que fez quase toda sua carreira. Com um estilo de luta agressivo e sempre andado para frente, era o rival perfeito para a volta do Spider.

“Sinto que as pessoas querem que eu seja irresponsável, mas seria irresponsabilidade mesmo entrar nessa luta só para levar uma sussa. Bom, acho que isso vai acontecer de qualquer jeito, eu vencendo ou perdendo, mas minhas lutas sempre são assim. Não gosto quando as pessoas acham que tenho de vender ma luta e ficam falando maluquices”, explicou o norte-americano.

Legião brasileira

Além de Anderson Silva, o UFC 183 terá mais oito brasileiros no card. Destaque para John Lineker, que enfrenta Ian McCall e poderia próximo desafiante pelo cinturão peso mosca contra o campeão Demetrious Johnson. O problema é que novamente não conseguiu bater o peso. Já Thales Leite e Thiago Pitbull estarão no card principal.
 

Serviço: O UFC 183 acontece neste sábado, a partir das 22h (de Brasília). O evento completo será transmitido apenas pelo canal em pay-per-view Combate. O card principal começa à 1h. A Globo transmitirá a luta de Anderson Silva com pelo menos 30min de atraso. O Placar UOL Esporte terá o lance a lance de todas as lutas.

Card principal
Anderson Silva x Nick Diaz
Tyron Woodley x Kelvin Gastelum
Joe Lauzon x Al Iaquinta
Thales Leites x Tim Boetsch
Jordan Mein x Thiago Alves
Card preliminar
Miesha Tate x Sara McMann
Ed Herman x Derek Brunson
Ian McCall x John Lineker
Rafael Sapo x Tom Watson
Diego Brandão x Jimy Hettes
Rick Monstro x Ildemar Marajó
Thiago Marreta x Andy Enz