Topo

MMA


Demian Maia aposta em Anderson, vê evolução em seu jiu-jitsu e nega briga

Camila Mamede

Do UOL, em São Paulo

31/01/2015 06h00

Nas casas de apostas em Las Vegas, onde será realizado o UFC 183 neste sábado (31), Anderson Silva é o favorito a vencer o combate principal da noite, contra Nick Diaz. Demian Maia, que já esteve no octógono com o compatriota e o conhece bem, também acredita na vitória do ex-campeão, mesmo que ele tenha passado 13 meses longe dos octógonos.

“Não sei como o Anderson vai voltar depois de um ano e um mês parado. Mas eu acho que, com o nível que ele tem, mesmo se ele voltar pior do que ele era, ele ainda vai ganhar do Nick Diaz”, afirmou Demian em um bate-papo na Bud Mansion, evento de um dos patrocinadores do UFC. “O Diaz é um bom atleta, tem condições de fazer uma boa luta. Mas com certeza, no meu ponto de vista, o favorito é o Anderson”.

Anderson fez uma de suas lutas mais polêmicas contra Demian, em abril de 2010. Na época campeão dos médios, Anderson provocou o compatriota várias vezes durante o combate, teve a postura muito criticada pelo público e saiu vaiado. Até Dana White, presidente do UFC, reclamou da situação e afirmou que teve vergonha de entregar o cinturão a Anderson.

Hoje, Demian garante não ter problema nenhum com Anderson. “Na época eu não me dei bem com ele durante um tempo, mas a gente tem muito amigo em comum, treinadores em comum… Então vira e mexe a gente se encontra, e não tem nenhum problema mais”, afirmou.

Evolução

Especialista em jiu-jitsu, com cinco títulos mundiais na modalidade, Demian analisou ainda o jogo de chão de Anderson Silva. Como Nick Diaz é faixa preta e foi treinado por Cesar Gracie, poderia levar vantagem em relação ao brasileiro nessa área. Porém, Demian não acredita nisso.

O brasileiro aponta que Anderson evoluiu muito nessa área. Demian lembra que, há mais de dez anos, treinou com o ex-campeão. “Na parte da luta em pé eu não tinha condições, mas aí treinei chão e achei ele fraco na época, mas ele evoluiu muito”, afirmou, destacando as finalizações contra Chael Sonnen e Dan Henderson. Das 33 vitórias que Anderson tem na carreira, seis foram dessa forma; entre as derrotas, apenas duas ocorreram desse modo.

Serviço: O UFC 183 acontece neste sábado, a partir das 22h (de Brasília). O evento completo será transmitido apenas pelo canal em pay-per-view Combate. O card principal começa à 1h. A Globo transmitirá a luta de Anderson Silva com pelo menos 30min de atraso. O Placar UOL Esporte terá o lance a lance de todas as lutas.

Card principal

Anderson Silva x Nick Diaz

Tyron Woodley x Kelvin Gastelum

Joe Lauzon x Al Iaquinta

Thales Leites x Tim Boetsch

Jordan Mein x Thiago Alves

Card preliminar

Miesha Tate x Sara McMann

Ed Herman x Derek Brunson

Ian McCall x John Lineker

Rafael Sapo x Tom Watson

Diego Brandão x Jimy Hettes

Rick Monstro x Ildemar Marajó

Thiago Marreta x Andy Enz