Topo

MMA


Mulher de Werdum diz como lutador deve se vestir: "Ele é uma criança!"

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

12/02/2015 06h00

É facilmente notável que Fabrício Werdum é um dos lutadores mais “boa praça” do UFC, pelo jeitão bem humorado, o estilo respeitoso com os rivais e o gosto por fazer graça – vide as pegadinhas aplicadas no TUF Brasil 2. E quem pode falar com propriedade é quem convive diariamente com ele: Karine Groff é casada e tem duas filhas com o lutador. Se Werdum é temível no octógono, a estilista, que é quem manda no estilo elegante do campeão interino dos pesos pesados, revela que em casa o grandalhão não passa de uma criança.

Um vídeo postado no Instagram há duas semanas mostra Werdum em um skate elétrico, andando nas ruas da Califórnia. O detalhe é que ele não está só. À sua frente, a filha Júlia, de sete anos, pega uma carona, com a mochila em punho. É assim que o lutador pega a garota na escola. Mas não é só no jeito de paizão que seu lado criança se manifesta. Ele não brinca apenas com as filhas – a mais nova, Joana, tem um ano - , mas também sozinho.

“Ele é uma criança! Ele é assim mesmo, brinca o tempo inteiro e, mais do que isso, tem brinquedo de criança. Tem um monte de carrinho de controle remoto, helicóptero de controle remoto, anda pra cima e pra baixo com o skate elétrico...”, enumera Karine, que tem certo trabalho com o gaúcho, que não é nada juvenil no MMA. Werdum já é um veterano de 37 anos.

“Tenho que cuidar dele como cuida de criança. A bagunça é ainda maior do que a das meninas”, ri a mulher de Werdum, que explica que ele também tem uma faceta oposta a esta. “Ele também tem o lado velho, metódico. Assiste aos mesmos programas todo dia quando senta de noite na TV, faz a mesma coisa todo dia (risos).”

A Werdum ainda cabe uma pequena bronca pelo jeito desleixado: “Ele sabe cozinhar, faz coisas ótimas, mas é preguiçoso, nunca ajudou! (risos) Mas agora que mudamos de casa ele está envolvido, tira o lixo, organiza as coisas... Está melhorando”.

Apesar de Werdum durante sua juventude e no começo da vida adulta ter morado em lugares diferentes, deixando Porto Alegre e vivendo na Espanha e até na Croácia, o casal se conheceu na capital do Rio Grande do Sul, e deu tempo ao tempo para as coisas se acertarem. No primeiro contato, quando o lutador ainda era um astro do jiu-jítsu, o peso pesado mostrou seu lado galanteador, com uma boa dose de exibicionismo.

“Nós nos conhecemos em um campeonato de jiu-jítsu em Porto Alegre, quando ele era faixa azul. Uma amiga namorou um professor e a acompanhei. Lá ele ganhou o troféu na sua faixa e trouxe para eu segurar. Depois, ganhou na categoria absoluto e também trouxe. Ele me cercou de prêmio, estava se exibindo (risos). Ficamos juntos por uns três meses, mas ele voltou a morar em Madri”, conta ela. Depois de algumas idas e vindas, Werdum voltou a morar em Porto Alegre, quando eles firmaram o relacionamento e pouco depois tiveram a primeira filha.

Werdum na estica

Hoje, Werdum também é considerado um dos lutadores mais bem vestidos do UFC, por conta de seus ternos bem cortados e combinações ousadas que usa no seu trabalho paralelo, como comentarista das transmissões de MMA para a América Latina. Karine é quem comanda essa parte, e foi por causa do lutador que ela pôde colocar para fora seu lado estilista, que virou profissão.

Fabrício Werdum - Maurício Dehò/UOL - Maurício Dehò/UOL
Fabrício Werdum comparece a evento do UFC elegante para trabalhar como comentarista na TV e levar análise em espanhol aos países da América Latina que assistem ao UFC.
Imagem: Maurício Dehò/UOL

A gaúcha trabalhava com marketing, mas teve de abandonar a carreira ao se mudar para os Estados Unidos com o marido. Depois de um ano afastada do mercado, considerou mudar de ramo. Já apaixonada por moda, fez cursos, arranjou um emprego em uma importante marca de jeans e chegou a um cargo na direção criativa da empresa. Em casa, a “direção criativa” foi sempre dela.

“Eu adoro vesti-lo, me intrometer no seu estilo, trazer novas coisas. E ele gosta, tem prazer nisso, de se vestir bem. Ele gosta de ir na loja, a gente testa combinações. E até quando ele vai sozinho manda fotos e pede opiniões”, diz a estilista.

Se Werdum lutar, não avise a Karine!

Uma superstição que a mulher de Werdum não larga é a de não assistir, sob hipótese alguma, às lutas do marido. Não basta fechar os olhos, ou se retirar na hora em que ele entra no octógono. Ela sequer quer saber que o combate do peso pesado está acontecendo.

Questionada se viu a conquista do cinturão interino de Werdum, em novembro, quando ele nocauteou Mark Hunt, ela explicou: “Eu não vi, nunca vejo as lutas. É algo que não consigo fazer, fico muito nervosa. E a pior coisa que pode acontecer é alguém me avisar que a luta vai começar. Ou eu vou passear, ou fico com as gurias e me divirto com elas. Nesta luta foi assim. Eu estava colocando a Joana para dormir, no andar de cima de casa, e deixei o telefone embaixo. Quando voltei, já tinha um monte de gente parabenizando.”

Para Karine, Werdum vinha numa crescente na carreira em que eles viam a conquista do cinturão como único caminho possível. Agora, o foco é em Cain Velásquez, para unificar os títulos e ser o campeão linear, o único dos pesos pesados. Eles deveriam ter se enfrentado no fim de 2014, mas Velásquez se lesionou e deu lugar a Hunt e à disputa de cinturão interino. Werdum, no entanto, não tem uma “ideia fixa”, não elege Velásquez como um rival diferente dos outros.

“O Fabrício treina todo dia, nao interessa se luta em um mês ou um ano, ele enxerga como trabalho, como qualquer pessoa que vai pro escritório. E ele nunca fica com uma pessoa só na cabeça. Ele luta com quem for. Fora isso, ele e o Cain se dão bem, tem bastante respeito. Para o Fabrício, o importante é sempre superar a si mesmo”, concluiu Karine. Werdum e Velásquez devem se enfrentar em 13 de junho, no México.