Topo

MMA


Jucão apaga adversário, mas Tibau e Dhiego Lima são atropelados no UFC 184

Do UOL, em São Paulo

28/02/2015 23h41

O Brasil teve 50% de aproveitamento no UFC 184: dos quatro representantes do país que se apresentaram, dois venceram e dois foram derrotados. Roan Jucão apagou Mark Muñoz e Valmir Bidu venceu James Krause por decisão dividida; já Gleison Tibau foi finalizado por Tony Ferguson, e Dhiego Lima foi atropelado por um nocaute técnico de Tim Means.

Ferguson já começou o combate com um chute alto que derrubou Tibau. O brasileiro se levantou, mas em seguida foi atingido novamente e ficou um pouco desnorteado na luta. Tibau tentou levar o combate para o chão, para buscar uma saída com seu jiu-jitsu, mas o adversário aproveitou melhor a oportunidade. Ferguson começou a buscar uma finalização e foi decisivo quando o brasileiro deu as costas: encaixou um mata-leão e venceu o combate, no primeiro round.

Roan Jucão, que fez a última luta do card preliminar, conseguiu uma vitória parecida com a de Tony Ferguson: apagou Mark Muñoz, também com um mata-leão no primeiro round. O norte-americano, que teve problemas para atingir o limite da categoria dos médios na pesagem, começou o combate lento, e aparentando estar fora de forma. O brasileiro não teve dificuldades para levar o combate para o chão e encaixar o mata-leão que fez o adversário apagar no octógono. Após o combate, Jucão demonstrou bastante respeito com Muñoz, comemorando pouco o resultado e exaltando-o na entrevista ainda no octógono.

No segundo combate da noite, Valmir Bidu fez um combate equilibrado contra James Krause, e venceu por decisão dividida dos juízes. O brasileiro foi superior no primeiro round, mas os dois seguintes foram mais equilibrados. Foi a primeira vitória de Bidu no UFC, que havia estreado com derrota contra James Vick.

Já Dhiego Lima foi derrotado por Tim Means, que atropelou o brasileiro com um nocaute técnico no primeiro round. Lima, que foi finalista da 19º temporada do reality show The Ultimate Fighter, voltou ao peso meio-médio, mas não conseguiu mostrar muito contra o norte-americano. Means acertou três grandes sequências de golpes rápidos e fortes, e embora o brasileiro tenha tentado resistir e ficar de pé em todas elas, acabou não resistindo.

Nas demais lutas da noite, o mexicano Masio Fullen derrotou Alex Torres por decisão dividida dos juízes, no primeiro combate do UFC 184. Derrick Lewis venceu Ruan Potts por nocaute técnico, no segundo round.

Na penúltima luta da noite, um velho conhecido dos fãs de MMA fez seu retorno, após três anos sem lutar: Norifumi Yamamoto, o Kid Yamamoto, enfrentou Roman Salazar. Apesar do tempo ausente, o japonês se mostrou bastante ágil e solto no combate. A luta estava bem equilibrada, mas terminou sem resultado no segundo round, após Yamamoto acertar acidentalmente os olhos de Salazar, e o norte-americano não conseguir retornar ao combate.