Topo

MMA


Cris Cyborg discute com família Gracie. Tudo por causa de Ronda Rousey

Campeã do Invicta FC, Cris Cyborg nunca escondeu vontade de enfrentar Ronda Rousey - Esther Lin/Invicta FC/Divulgação
Campeã do Invicta FC, Cris Cyborg nunca escondeu vontade de enfrentar Ronda Rousey Imagem: Esther Lin/Invicta FC/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

04/03/2015 12h33

Depois de Ronda Rousey vencer a desafiante Cat Zingano em apenas 14 segundos no UFC 184 e manter o cinturão do peso-galo feminino da organização, as especulações em torno de um possível combate contra a brasileira Cris Cyborg, detentora do título dos penas do Invicta FC, aumentaram.

Mesmo sem nem fazer parte do UFC – recusou um contrato quando a organização comprou o Strikeforce por ter que descer de divisão –, Cyborg tem entrado em constante conflito com Ronda Rousey e sua equipe. Dessa vez, no entanto, o ataque veio do time da norte-americana, mais especificamente do seu treinador de jiu-jítsu, o brasileiro Rener Gracie.

“As pessoas estão dando a Cris Cyborg mais crédito do que ela merece no sentido de vencer Ronda”, afirmou ele, em entrevista ao “MMA Hour”. “Sem ofensas a Cyborg que, obviamente, é uma atleta incrível e tem feito coisas impressionantes no MMA. É uma grande pessoa também pelo que ouço. Pessoalmente, sei o que é rolar com uma pessoa muito atlética, forte. As pessoas dizem que rolar com a Cyborg é como rolar com um homem. Já treinei com muitos dos melhores do mundo, no jiu-jítsu, no MMA, e sei como é. A Ronda não se parece como eles, está além. Eu não falo que rolar com a Ronda é como rolar com um homem. Nunca diria essas palavras e jamais direi. Rolar com ela é como rolar com um alienígena”, completou.

Cyborg não gostou nem um pouco da atitude de Rener. Ao site “The Underground”, a brasileira respondeu ao compatriota, o acusando de viver à custa do sobrenome imortalizado por Hélio Grecie, precursor do chamado “brazilian jiu-jitsu”.

“Bela história, irmão”, começou Cyborg. “Não estou surpresa de você falar coisas ruins sobre mim. Sua atleta usa a mesma técnica para fazer o nome dela. Muito crédito? Quem é você para dizer isso? Você não sabe quão difícil é a vida de uma lutadora. Você nasceu em uma família de luxo. Você não sabe as dificuldades que uma garota brasileira passa na América. Nenhuma promoção me ajuda a crescer, apenas meu sangue e suor, e o estilo Chute Boxe (academia que lançou nomes como Wanderlei Silva e Mauricio Shogun). Ninguém além de mim fez meu nome. Não tenho o nome do meu avô para viver à custa. Vá promover seus estudantes online enquanto eu ganho crédito lutando. E pergunte aos verdadeiros Gracies o que significa respeito”.

Assim como Ronda Rousey, Cris Cyborg não teve dificuldades para vencer sua última desafiante. No último dia 27 de fevereiro, a brasileira precisou de apenas 46 segundos para nocautear a canadense Charmaine Tweet, no Invicta FC 11.