Topo

MMA


Norte-americano não teme jiu-jitsu de Demian Maia e pensa até em cinturão

Camila Mamede

Do UOL, em São Paulo

04/03/2015 06h00

Há exatamente um mês, o lutador Ryan LaFlare foi confirmado na luta principal do próximo UFC Rio, que será realizado no dia 21 deste mês, no Maracanãzinho. O norte-americano enfrentará Demian Maia, um dos lutadores mais famosos do MMA brasileiro, e que é conhecido na organização por ser excelente em jiu-jitsu. Apesar da certeza de torcida contra e do desafio de enfrentar o 7º no ranking da categoria dos meio-médios, LaFlare está tranquilo para o combate.

“Eu quero ser o melhor, quero ser o campeão dos meio-médios. E eu acredito que possa derrotar qualquer um nessa categoria”, afirma LaFlare ao UOL Esporte. O norte-americano é hoje o 15º na categoria, e espera que uma vitória contra Demian o ajude a alcançar uma posição melhor para um dia disputar o cinturão, atualmente pertencente a Robbie Lawler.

Inicialmente, o evento principal do UFC Rio seria entre Raphael Assunção e Urijah Faber, mas o brasileiro sofreu uma lesão no tornozelo. Sem encontrar um adversário à altura para o California Kid, a organização promoveu o então co-evento principal, o duelo entre Demian e LaFlare. Será a primeira luta principal de LaFlare, que ganhou a exposição após apenas quatro lutas – e vitórias – no UFC.

O lutador acredita que o cartel invicto – com onze vitórias desde que ingressou no MMA, em 2008 – foi importante para que o UFC o colocasse nessa posição de destaque. “Claro, ajudou. As pessoas podem me amar ou me odiar, mas querem ver um cara invicto lutando”, opina. LaFlare está empolgado para fazer o combate principal, mas diz que não está nervoso. “Acho que isso não muda nada, é uma luta”.

LaFlare também não está preocupado com o jiu-jitsu de Demian Maia, apontado como um dos melhores lutadores da modalidade no UFC. Faixa preta, o brasileiro tem cinco títulos mundiais de jiu-jitsu e recebeu quatro prêmios de finalização da noite em eventos do UFC.

Já o norte-americano, que começou no wrestling aos 6 anos de idade e tem faixa roxa de jiu-jitsu, confia em sua experiência e não pretende montar sua estratégia evitando o jogo de chão de Demian. “Eu planejo fazer meu jogo. Não faz sentido eu mudar o jeito que tenho lutado em toda minha carreira porque ele é faixa preta em jiu-jitsu”, defende LaFlare, que diz se sentir confortável com sua graduação.

Lesões

LaFlare tem algo em comum com Demian: os dois estão voltando de lesões graves. O brasileiro sofreu uma infecção óssea no ombro, teve complicações na recuperação e não luta desde 31 de maio de 2014, quando venceu Alexander Yakovlev. Já o norte-americano retorna após uma lesão no joelho, que o obrigou a passar por uma cirurgia e o deixou afastado dos octógonos desde 11 de abril do ano passado, quando derrotou John Howard.

“Eu tive a melhor recuperação que eu podia pedir. Trabalhei com a melhor equipe médica e estou mais forte do que nunca”, aponta LaFlare. O norte-americano não acredita que os onze meses sem lutar o atrapalhem. “Eu estou preparado para a luta, estou na melhor forma possível”, garante.