Topo

MMA


Ex-lutador de MMA aparece em vídeo de decapitação do EI e é procurado

O alemão Dennis Cuspert ficou conhecido pela carreira como rapper e lutou MMA  - Divulgação
O alemão Dennis Cuspert ficou conhecido pela carreira como rapper e lutou MMA Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/03/2015 08h20

Hoje conhecido como Abu Talha al-Almani, o ex-lutador de MMA e rapper Denis Cuspert foi considerado terrorista internacional pelos governos dos Estados Unidos e Alemanha. O alemão aparece em vídeos de propaganda do Estado Islâmico e foi identificado em imagens segurando uma cabeça após decapitação.

Cuspert teve uma carreira de pouca experiência no MMA, realizando exibições e eventos amadores. Em sua única luta profissional, de acordo com o Sherdog, ele foi nocauteado em 5 segundos, atendendo pelo nome de Mahmadon “Da Dogg” Cupert.

Em um comunicado do governo dos EUA, o Departamento de Estado fala das acusações contra ele, e o define como terrorista.

“Denis Cupert é um terrorista internacional operando pelo EI. Cuspert entrou no EI em 2012 e apareceu em numerosos vídeos, o mais recente datando de novembro, em que segura a cabeça de um homem decapitado após uma execução. Nascido na Alemanha, Cuspert, de 39 anos, já cumpriu pena na cadeira por diversas ofensas”, informa a nota.

O governo dos EUA considera que Cuspert tem como função atrair outros estrangeiros aos ideais do Estado Islâmico, e representa um caso “emblemático” da propaganda do grupo e de sua tentativa de aumentar sua influência.

“Cuspert também é procurado pelo governo da Alemanha por suspeita de envolvimento em atividades terroristas em seu país”, conclui o comunicado.

Além do MMA, Cuspert teve carreira de mais destaque no rap, chegando a abrir shows do grupo DMX em 2005 e 2006. Ele lançou três álbuns.

Segundo o site Bloody Elbow, o alemão deixou suas carreiras para trás após um grave acidente de carro, converteu-se ao islamismo e entrou em grupos fundamentalistas ainda na Alemanha, em 2011, até se juntar a um grupo do EI no Egito.