Topo

MMA


Lutador que perdeu cinturão para Anderson o compara a Lance Armstrong

Anderson Silva testou positivo para substâncias proibidas antes e depois do UFC 183 - MARCELLO DIAS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Anderson Silva testou positivo para substâncias proibidas antes e depois do UFC 183 Imagem: MARCELLO DIAS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

05/03/2015 17h51

O doping de Anderson Silva segue sendo o assunto mais comentado no mundo do MMA. Dessa vez, foi Rich Franklin, ex-campeão dos médios da categoria, que se pronunciou sobre o caso. E afirmou que o “Spider” tende a ficar marcado da mesma maneira que aconteceu com Lance Armstrong, ciclista que venceu a Volta da França em sete oportunidades, mas que depois admitiu ter usado substâncias ilícitas durante toda a carreira.

“Sinto-me mal por ele (Anderson Silva). Honestamente. Anderson tinha essa longa história e, obviamente, quando algo desse tipo acontece, os fãs vão começar a ficar se perguntando ‘há quanto tempo ele está usando essas coisas? ’. E pelo caminho que ele percorreu, e ter voltado após uma lesão como a que teve, é uma vergonha que vai manchar sua carreira. Isso é o que ele vai deixar para o futuro. Mesmo que não se aposente agora, esse é o principal ponto que será lembrado. Muito parecido com o que aconteceu com Lance Armstrong”, afirmou Franklin, em entrevista à "Submission Radio".

Anderson Silva testou positivo para substâncias proibidas antes e depois do UFC 183, quando enfrentou, e venceu , Nick Diaz, em 31 de janeiro deste ano. Antes disso, o brasileiro possuía um card quase perfeito na organização, tendo conquistado 16 vitórias em 18 lutas – Chris Weidman, em duas oportunidades, foi o único lutador a vencer o ex-campeão dos médios.

“Você tende a esquecer as conquistas que o cara teve. Então eu me sinto mal por ele, nesse sentido. E então você começa a fazer perguntas do tipo ‘há quanto tempo ele está nessa? ‘. Porque há caras nesse esporte que sabem jogar com o sistema. Eles sabem como usar essas substâncias químicas e passar no teste. E eu não sei como. Não sei como eles fazem, como mascaram. Não estou dizendo que é o caso do Anderson, mas as pessoas vão começar a questionar isso”, continuou Franklin.

Anderson Silva e Rich Franklin se enfrentaram em duas oportunidades, com duas vitórias para o brasileiro. Foi justamente do norte-americano que “Spider” tirou o cinturão dos médios, no UFC 64.

“Se eu dissesse que isso nunca passou pela minha cabeça, estaria mentindo. E eu não sei. Não sei se ele estava usando (substâncias proibidas) quando lutou comigo. De qualquer maneira, mesmo que tenha usado, não tenho certeza se isso faria alguma diferença. Não quero usar desculpas sobre uma derrota”, completou.

A audiência disciplinar que julgará o caso de doping de Anderson Silva ainda não foi marcada pela Comissão Atlética de Nevada. A única coisa que se sabe é que ela acontecerá no mês de março.