Topo

MMA


Lutador do UFC se defende após polêmica: 'Eu racista? Conta outra'

Jarbas Oliveira/UOL
Imagem: Jarbas Oliveira/UOL

Do UOL, em São Paulo

06/03/2015 07h31

O campeão do TUF Brasil 1 Rony Jason causou polêmica ao compartilhar a mensagem de uma garota criticando cotas raciais. Após muita polêmica nas redes sociais, com diversos seguidores atacando o lutador do UFC, ele se defendeu e reafirmou sua posição.

Jason contou que tem ascendência negra na família - seu avô era negro - e alega que defender a extinção de cotas não é racismo.

“Meu avô era pedidor de esmola, estudou toda sua vida em escolas públicas, passando com 19 anos para o concurso do Banco do Brasil, mais de 150 mil candidatos em todo o Brasil (...). Passou para a UFC (Universidade Federal do Ceará) para direito e 13 concursos públicos. Hoje é auditor fiscal do RN, um dos meus espelhos de força e determinação, e tudo isso sem precisar de cotas”, afirmou Jason, via Instagram.

“Eu racista?! Conta outra. Não é porque eu não concorde com "cotas" que eu seja racista. Cota para mim é uma prova de racismo!!! Falo o que realmente penso, coisa rara hoje em dia”, acrescentou.

A mensagem que deu origem à polêmica foi o compartilhamento da mensagem de uma garoto. "Sou negra, e para mim em vez de cotas, deveriam dar passagens de volta pra África para aqueles que choram pelo passado que nem viveram (sic)", dizia a mensagem na foto publicada no perfil do Instagram do lutador.

"Ganhou o meu respeito. O que vocês tem a dizer sobre isso?", escreveu o lutador na legenda da foto.

Jason - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram