Topo

MMA


5 histórias que você não conhecia sobre o novo campeão brasileiro do UFC

Do UOL, em São Paulo

16/03/2015 18h48

No último sábado, o Brasil conquistou seu primeiro cinturão do pesos leves do UFC. Rafael dos Anjos foi o protagonista do título inédito. O brasileiro surrou Anthony Pettis e venceu por decisão unânime dos juízes.

A jornada do lutador de Niterói é marcada por histórias de determinação e persistência, como não poderia deixar de ser a trajetória de um campeão. O UOL Esporte preparou uma lista de 5 curiosidades sobre a vida de Rafael dos Anjos que você deveria conhecer. 

Matava aula para fazer jiu-jitsu
Quem nunca ouviu falar no roteiro do menino que matava aula para seguir seu sonho? Rafael dos Anjos foi mais um desses garotos. Segundo Rodrigo de Souza, primo que acompanha sua trajetória desde o início, Rafael costumava dizer para a mãe que ia para a escola, enquanto na verdade caminhava até a academia para treinar jiu-jitsu, sua especialidade até hoje.

Tomou ‘golpe’ na Alemanha e dormiu em rodoviária
Quando já era faixa preta de jiu-jistu, Rafael aceitou um convite para dar aula da modalidade na Alemanha. A aventura se tornou um verdadeiro pesadelo. Após lutar bem em um campeonato, o brasileiro foi enganado por quem havia contratado-o e passou por um dos momentos mais difíceis de sua carreira. Chegou a dormir em banheiro de rodoviária até que conseguiu o dinheiro para voltar ao Brasil.

Mudou para os EUA para aprimorar o Muay Thai
Depois de altos e baixos, o momento chave da carreira. Rafael dos Anjos mudou-se em 2012 para os Estados Unidos para treinar com Rafael Cordeiro. O treinador acrescentou o Muay Thai no arsenal de artes marciais do brasileiro, o que afiou sua trocação. Deu resultado: vitórias contra Donald Cerrone e Nate Diaz o nocaute contra o ex-campeão Ben Henderson. E ele estava pronto para disputar o cinturão.

Conheceu a mulher em mal-entendido durante evento MMA
Cristiane dos Anjos é um dos pilares que consolidaram o brasileiro como grande lutador no UFC. Segundo seu primo, Rodrigo de Souza, Cristiane é a “chave mestra” que abriu os caminhos de Rafael para que ele chegasse ao título inédito. O curioso é que os dois se conheceram num evento de MMA. Cristiane trabalhava nos bastidores chamando os lutadores para entrarem no octógono. “Rafael dos Santos. Rafael dos Santos. Rafael dos Santos!”, gritava ela - trocando “dos Santos” por “dos Anjos”. Quando Rafael se aproximou para desfazer o mal-entendido, foi amor à primeira vista, segundo a própria Cristiane conta num vídeo veiculado no canal do UFC no Youtube.

Quase desistiu da luta do título 3 semanas antes 
Rafael dos Anjos quase desistiu da luta histórica que rendeu o primeiro cinturão brasileiro dos pesos leves do UFC. Apenas três semanas antes do combate contra Anthony Pettis, ele machucou o joelho e praticamente não treinou wrestling ou jiu-jitsu, em que é faixa-preta, até entrar no octógono.