Topo

MMA


Anderson é tietado em seminário, fala sobre doping e banca retorno em 2016

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/03/2015 22h33

Com futuro incerto após ter sido flagrado em um exame antidoping no mês de janeiro, o ex-campeão do UFC Anderson Silva ministrou um seminário de lutas, nesta quinta-feira (26), no Rio de Janeiro. O Spider mostrou que o prestígio permanece entre os fãs e orientou pelo menos 100 participantes por mais de duas horas. No final do evento, ele falou sobre a polêmica recente e bancou o retorno ao octógono.

"Volto a lutar no ano que vem. Ainda não sei o que aconteceu nessa história do doping. Os suplementos que utilizei na recuperação da fratura na perna foram levados para análise. Vamos descobrir o que houve, mas ano que vem volto a lutar de qualquer jeito. Já seria o prazo natural", afirmou o ex-campeão, ao responder a pergunta encaminhada por um fã.

Sobre voltar a disputar o cinturão da categoria dos médios, Anderson Silva pregou o trabalho e disse apenas que pretende lutar por mais cinco anos.

"Estou mais para vovô (risos). Tenho que conquistar o espaço novamente. Não é o momento de pensar em cinturão, nada disso. Será passo a passo, mas realmente não sei se terei tempo", comentou, sem deixar de abrir possibilidade para uma super luta contra Jon Jones ou Georges St. Pierre.

Anderson foi tietado pelos presentes, sorriu e posou para fotos. As tradicionais selfies não faltaram. Alguns participantes interromperam até os exercícios na expectativa de um "clique de luta". O Spider levou tudo com bom humor.

O lutador transpareceu serenidade apesar do momento mais delicado da sua trajetória no MMA. Ele mostrou paciência e circulou pelo tatame para orientar os presentes. Um cadeirante recebeu atenção especial nas atividades.

Em uma das caminhadas, Anderson parou para autografar a camisa do flamenguista Leonardo Chatahmansour, de 12 anos. O Spider brincou com o jovem fã e não deixou de provocar o clube carioca. Mesmo assim, o torcedor foi só elogios ao ex-campeão.

"Ele disse que nunca será Flamengo. O Anderson diz que torce pelo Corinthians, mas todos sabem que gosta mesmo é do Flamengo. O mais importante é que realizei o meu sonho. Conheci um ídolo, que cometeu um erro, mas já deixou o legado no esporte", disse o fã.

Cada participante desembolsou R$ 150 e mais um quilo de alimento para aprender técnicas de lutas com um dos principais nomes da história do MMA. Outros preferiram gastar R$ 40 para assistir ao seminário da arquibancada em um clube da Lagoa, zona sul da cidade.

O ex-campeão dos médios do UFC está suspenso temporariamente por conta de duas substâncias proibidas encontradas em seu organismo no exame pré-luta de 9 de janeiro. Após vencer Nick Diaz pelo UFC 183, o Spider teve ainda três elementos proibidos flagrados na amostra de 31 de janeiro.