Topo

MMA


Anderson 'perde a linha' na torcida por pupilo, e TUF tem times definidos

Do UOL, em São Paulo

13/04/2015 07h42

O segundo episódio do TUF Brasil 4 teve a definição dos últimos classificados para participar da fase de confinamento do reality show do UFC. Após oito atletas se classificarem no programa de estreia, os outros oito foram definidos nas eliminatórias, que foram marcadas por Anderson Silva revelando seu lado torcedor mais do que era esperado. Ele teve um de seus pupilos, André "Dedé" Ricardo, no octógono, e admitiu que “perdeu a linha” durante seu combate.

Ao final do programa, houve também a definição dos times. Anderson e Shogun selecionaram os lutadores de suas equipes para o restante do programa – levando-se em conta que Anderson foi excluído do programa durante sua gravação, e quem herdou seus atletas foram os irmãos Minotouro e Minotauro, seus substitutos no reality.

Dedé - Reprodução - Reprodução
Dedé comemora vitória nas eliminatórias
Imagem: Reprodução

O combate mais marcante do episódio foi o último, com André Dedé enfrentando Jeferson “Batata” Negrini. Dedé teve torcida total de Anderson Silva, a ponto de o ex-campeão do UFC não conseguir disfarçar seu nervosismo quando o pupilo subiu no octógono.

A luta foi válida pelo peso leve e, no primeiro round, a disputa foi nos chutes e nas tentativas de Batata tentar derrubar Dedé, sem sucesso. No segundo, Dedé apostou em golpes na linha de cintura, minando o rival, e enfim conseguiu o nocaute com uma combinação de golpe e chute na linha de cintura.

Anderson explicou o nervosismo. “O Dedé já é um amigo antigo, é como se fosse um filho que está ali. O coração disparou e eu perdi um pouco a linha. Ele não deu 100% dele”, avaliou Anderson. “Podia ter sido melhor. O Dedé tem que desenvolver melhor sua qualidade técnica.”

Anderson e Dedé - Reprodução - Reprodução
Anderson Silva gritou, gesticulou e deu dicas para André Dedé, seu pupilo, nas eliminatórias do TUF Brasil 4
Imagem: Reprodução

Mais lutas

O episódio começou diretamente levando à continuação das eliminatórias, que definem os 16 integrantes que chegam a morar na casa do reality show. O carioca Matheus Adamas enfrentou o cearense Marcos Majú, e o desfecho veio com um golpe de Adamas na linha de cintura. Majú sentiu, e o árbitro teve de fazer a intervenção e definir o nocaute técnico.

No combate seguinte, um trinfo por finalização. O pernambucano Jack Godzilla encarou o cearense Arlen Benks e no segundo round conseguiu encaixar um katagatame, forçando seu rival a dar os três tapinhas. Assim foi também no duelo do paulista Reginaldo Vieira e do catarinense Peter Montibeller. Vieira encaixou uma guilhotina para vencer.

No quarto combate, entre o carioca Fernando Açougueiro  e o paulista Bruno Murata, um problema físico foi determinante para o resultado. Murata fraturou a mão durante a luta, tomou um knockdown ainda no primeiro round, e acabou conseguindo um estrangulamento.

Por pontos, o paraibano Giovanni Soldado venceu o paulista Eduardo Cabelo, no seu retorno ao TUF. Ele participou das eliminatórias do primeiro reality, mas havia sido eliminado. Agora, se junta a Dileno Lopes, que teve o mesmo histórico e avançou no primeiro programa esta quarta edição.

A primeira luta a ir ao round extra teve o mineiro Nikolas Queijinho, espececialisa em muay thai, batendo o catarinense Alexandre Cidade por pontos. Já o potiguar Leandro Higo chorou ainda no octógono ao finalizar com um katagatame Maycon Boca, de Manaus.

Escolha dos times

Com a presença de Minotauro jogando a moeda para saber quem escolheria primeiro – o que é curioso, já que naquele momento ele não saberia que substituiria Anderson no programa -, os times de Shogun e Anderson foram definidos.

O ex-campeão dos meio-pesados foi o primeiro, e Shogun preferiu a opção de escolher a primeira luta – e não o primeiro lutador. Anderson, então, chamou de cara André Dedé para sua equipe, o pupilo que o havia levado a momentos de pura tensão nas eliminatórias.

Ao fim a lista do time de Anderson Silva conta com os pesos galo Matheus Adamas, Leandro Higo, Reginaldo Vieira e Bruno Gustavo e os leves André "Dedé" Ricardo, Nikolas "Queijinho" Motta, Erick Silva, Fernando Açougueiro. O de Shogun tem os pesos galo Matheus Nicolau, Dileno Lopes, Bruno Korea e Giovani Soldado e os leves Nazareno Malegarie, Glaico França, Joaquim “Neto BJJ” Silva e Jack Godzilla.

Shogun anunciou, então, o primeiro combate, que acontecerá no próximo programa: Matheus Nicolau encara Reginaldo Vieira, duelo da categoria galo.