Topo

MMA


Rival de Lyoto usa as redes sociais para pagar de galã e até 'marcar' lutas

Jorge Corrêa, Maurício Dehò e Rodrigo Garcia

Do UOL, em São Paulo

17/04/2015 06h00

O lutador Luke Rockhold, adversário de Lyoto Machida no UFC deste final de semana, é mais do que um adversário perigoso: é também o galã do UFC. Usuário assíduo das redes sociais, é comum ver o atleta acompanhado de belas garotas em fotos compartilhadas em seus perfis. Além disso, as ferramentas foram importantíssimas para alavancar sua carreira, visto que, ao desafiar seus rivais pela internet, o lutador conseguiu alguns dos confrontos mais relevantes de sua carreira, como os duelos contra Vitor Belfort e Michael Bisping.

Porém, engana-se quem pensa que o lutador segue a linha do falastrão Chael Sonnen. Apesar de provocador, o atleta dificilmente é desrespeitoso em seus comentários, levando-os para o lado humorístico. O atleta só eleva o tom quando questionado sobre casos envolvendo atletas sob suspeita de utilizarem substâncias para aumento de performance. Recentemente, teceu duras críticas ao comentar sobre o doping de Anderson Silva, chamando-o inclusive de trapaceiro, além de sempre pegar no pé de Belfort.

Se nas redes sociais o atleta é bem ativo, ele também não deixa a desejar dentro do octógono. Rockhold já foi campeão dos médios no extinto torneio Strikeforce e treina na conceituada academia AKA, junto com outros atletas de alto nível como Daniel Cormier, Cain Velásquez e Khabib Nurmagomedoz. Apesar de ter sido nocauteado por Vitor Belfort em sua estreia no UFC, quando o brasileiro ainda fazia uso do TRT, o norte-americano recuperou-se de forma convincente, engatando uma sequência de três vitórias consecutivas. Com uma vitória sobre Lyoto, a chance de disputar o cinturão contra Chris Weidman é grande.

A chance de encarar Lyoto foi uma das que ele deu o pontapé inicial pelas redes sociais, atiçando os fãs e o chefão Dana White a darem força ao duelo. Deu certo.

“Era bem óbvio que ia acontecer. Assim que eu coloquei uma mensagem marcando o Dana, ele me respondeu rapidamente. Ia acontecer, era questão de tempo. Fiquei muito animado com isso, e fiquei muito feliz de lutar contra uma lenda no maior palco do mundo e em TV aberta nos Estados Unidos”, afirmou ele.

“As redes sociais hoje são muito importantes para os lutadores. Veja o que McGregor fez para se aproximar de Aldo! Redes como Twitter são um meio de se conectar com os fãs. Criam interesse e, se os fãs apoiam, fica mais fácil das coisas acontecerem. Quanto mais barulho gera, mas as coisas acontecem, então, é importante saber usar, porque elas te dão algum poder. Se os fãs embarcam em algo, o UFC sabe que é uma luta que vai pagar as contas que eles precisam pagar”, analisou o norte-americano de 30 anos, que tem 13 vitórias e duas derrotas na carreira.

Rockhold - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Galã? Luke se envaidece e agradece: "Eu aceito os elogios (risos). Sinto que o MMA tem a maioria dos fãs homens, então é bom quando se sabe que tem mulheres que apreciam o o trabalho e que sou admirado também por este aspecto".
Imagem: Reprodução/Twitter

Machida e o quebra-cabeça

Rockhold faz o tipo superconfiante. Ele até admite que Lyoto Machida é uma lenda, mas, em sua análise, não há como perder para o brasileiro no combate deste sábado. No “quebra-cabeça” estratégico, ele diz ter a chave para vencer o ex-campeão dos meio-pesados.

Eu gosto deste quebra-cabeça de estilos, acho que é uma luta boa para mim. Acredito que vou lá e resolver esse quebra-cabeça. Preciso apenas mostrar minhas armas, usar tudo o que tenho. Sou maior, mais forte e com mais poder e técnica. Tenho que ir lá e lutar com inteligência. Ele já teve seu momento, e este é o meu”, afirmou o norte-americano.

“Eu espero que seja uma luta movimentada, e não chata, com Lyoto muito defensivo. Eu vou fazer o que sempre faço, não fugirei das minhas características. Vou colocar pressão, e não vejo como ele pode me vencer se a luta for para o chão”, adicionou Rockhold.

A mesma confiança surge ao falar do cinturão. Para o ex-campeão do Strikeforce, uma vitória sobre Lyoto deixará o UFC com apenas uma opção, que é colocá-lo como desafiante número 1, apenas aguardando Belfort ou Weidman.

“Esta é minha melhor oportunidade. E quero encerrar a luta com nocaute ou finalização. Se eu vencer Lyoto melhor do que Weidman o venceu, não há como me negarem esta chance”, explicou o lutador, que na disputa pelo cinturão vê Weidman favorito. “Ele é o melhor lutador, está invicto, venceu dominando caras. Mas, quem sabe o que Vitor vai mostrar após o TRT?”.