Topo

MMA


Ex-UFC deixa aposentadoria aos 43 anos e sobe na jaula por um bom motivo

Do UOL, em São Paulo

20/04/2015 14h11

Nate Quarry hoje tem 43 anos e não é mais o lutador que esteve no octógono do UFC lutando pelo cinturão dos médios contra Rich Franklin. Mas, depois de cinco anos de inatividade, ele deixou a aposentadoria de lado por um bom motivo. Ele topou uma luta contra Jake 'The Snake' Beckmann, um garoto com síndrome de Down.

Beckman tem 19 anos e vivia pedindo uma luta para seu técnico, Greg Walker. “Enquanto treinamos, ele sempre vinha me pedir: ‘E então, quando posso competir? Quando posso lutar’”, contou Walker. “Eu sempre disse para ele continuar treinando que ele chegaria lá. Ele é um dos alunos mais dedicados que tenho.”

O jeito para arranjar um rival foi perguntar no Facebook se alguém da região do Oregon poderia ajudar. Dois dias depois, Quarry se ofereceu. A dupla fez uma luta de exibição no sábado, no evento Rumble at the Roseland, em Portland (EUA).

Quarry e Beckmann lutaram por dois rounds, sendo que no último o jovem levou o ex-lutador do UFC para o chão e finalizou com uma chave de perna.

“Pela minha vida toda me deram oportunidades de eu realizar meus sonhos. Se eu puder fazer qualquer esforço para ajudar um jovem, não só pelo seu sonho, mas pelo de sua mão, o que poderia ser melhor?”.

Beckmann ganhou uma réplica de um cinturão do UFC, bancada por um financiamento coletivo organizado na web. Além disso, o evento levantou US$ 1 mil para uma organização que busca empregos para pessoas com necessidades especiais.

Quarry realizou 16 lutas de MMA na carreira, entre 2001 e 2010, vencendo 12 delas. Ele se aposentou em 2010, depois de ser nocauteado no UFC por Jorge Rivera.