Topo

MMA


Sueco lamenta não ter outra chance de bater Jones, mas apoia suspensão

Gustafsson fez um duelo disputado com Jon Jones, mas acabou ficando sem o cinturão - Chris Young / AP
Gustafsson fez um duelo disputado com Jon Jones, mas acabou ficando sem o cinturão Imagem: Chris Young / AP

Do UOL, em São Paulo

30/04/2015 14h04

A suspensão de Jon Jones por tempo indeterminado do UFC por causa do acidente de trânsito em que se envolveu no último final de semana segue dando o que falar. Antigo adversário do norte-americano e um dos que chegou mais perto a tirar dele o cinturão dos meio-pesados, o sueco Alexander Gustafsson afirmou que a punição a “Bones” era necessária para que um limite fosse imposto ao lutador.

“Acho que fizeram a coisa certa. Essa era a única coisa que eles poderiam ter feito, porque Jon Jones estava fazendo tantas coisas sem ter consequências, então até onde ele iria? Não haveria nenhum favor para ele em deixá-lo (sem punição). Isto é um favor a ele, que você mostre que isso não é aceitável, que você não pode continuar fazendo isso enquanto tem o título mundial. Você tem de representar o esporte bem, você precisa ser um modelo para crianças. Você é basicamente um embaixador global do esporte”, afirmou Gustafsson, em um vídeo nas redes sociais, e que foi transcrito pelo site norte-americano “MMA Fighting”.

No último domingo (26), Jon Jones se envolveu em um acidente de carro na cidade de Albuquerque, nos Estados Unidos e fugiu do local a pé, sem prestar socorro a uma vítima que está grávida e quebrou o braço. Antes disso, o lutador já havia se envolvido em diversas polêmicas, como ter sido flagrado no antidoping por uso de cocaína, a briga com Daniel Cormier em um evento para promover o UFC e a pressão por dirigir embriagado.

Mesmo concordando com a punição a Jon Jones, Gustafsson lamentou o fato de haver um novo campeão nos meio-pesados sem que “Bones” fosse derrotado – o norte-americano defendeu com sucesso o cinturão em oito oportunidades.

“Eu quero dizer que ele é o melhor lutador do mundo, ele é o campeão e o melhor peso por peso, não há dúvida quanto a isso. Também é muito trágico, porque todos os lutadores estão trabalhando muito duro para chegar a essa posição e enfrentá-lo pelo título, para se tornarem campeões mundiais. Ele não perdeu o título em competição; ele perdeu porque fez coisas estúpidas. Mesmo que eu chegue lá e compita e conquiste o título mundial, não será o mesmo, porque você quer tirar o cinturão do melhor lutador do mundo, então acho que é muito trágico”.

Gustafsson volta ao octógono em 20 de junho, quando enfrentará o brasileiro Glover Teixeira, no UFC Berlim. Já o cinturão dos meio-pesados terá um novo dono no dia 27 de maio, quando Anthony Johnson e Daniel Cormier se enfrentarão.