Topo

MMA


Cigano se mostra aberto a enfrentar Overeem após "anos difíceis"

Cigano comemora após vencer Miocic em seu último duelo pelo UFC - Christian Petersen/Getty Images/AFP
Cigano comemora após vencer Miocic em seu último duelo pelo UFC Imagem: Christian Petersen/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

04/05/2015 17h21

Parece que o período ruim de Junior Cigano vai ficar para trás. Pelo menos no que depender do lutador, os altos e baixos dos últimos dois anos irão tornar-se parte do passado a partir do final deste ano, período em que o lutador planeja voltar a atividade para, enfim, trilhar de novo seu caminho rumo ao cinturão dos pesos-pesados dos UFC.

Em entrevista ao site MMA Fighting, o ex-campeão declarou que está se recuperando bem da torção sofrida no joelho. De acordo com o cronograma traçado por Cigano, ele ainda precisa de mais um mês para concluir o tratamento no joelho. A cirurgia no nariz, feita para corrigir um problema no septo, já foi superada. Confiante, o lutador aposta que estará apto para voltar a lutar entre outubro e novembro deste ano.

“A lesão do joelho piorou durante a luta contra Miocic e eu precisei operar. O último ano foi muito difícil pra mim, e a cirurgia veio para complicar ainda mais as coisas. Mas eu sou um cara muito positivo e acredito que estarei 100% em breve”, avalia Cigano.

O lutador aproveitou para comentar sobre o período difícil vivido dentro da organização, visto que nos últimos anos ele precisou conviver com lesões, derrotas e dúvidas sobre o seu potencial como lutador.

“Foi um período muito difícil, onde você não sabe o que vai acontecer. Coisas ruins aconteceram comigo, mas acho que elas acontecem para fazer você aprender algo. E eu acho que consegui aprender coisas a partir disso tudo, me tornando uma pessoa e um atleta melhor. Eu não sei explicar as razões pelas quais essas coisas aconteceram, foram anos difíceis, muito difíceis, mas estou olhando para a frente. Sou um cara muito positivo e acredito que as coisas irão dar certo de novo e eu estarei 100% pronto para lutar”, desabafa.

Apesar de estar em fase final de recuperação, Cigano já projeta quem pode ser um potencial adversário para seu retorno ao octógono: o holandês Alistair Overeem. Após duas tentativas frustradas de casar o confronto entre os dois, parece que o duelo realmente acontecerá desta vez. Pelo menos é o que espera Cigano, que quer provar ao holandês que ele é mais do que o “porteiro” da categoria, apelido pejorativo dado pelo lutador ao brasileiro insinuando que ele é o teste para que lutadores recebam desafios mais duros dentro da organização.

“Eu não sei, eu tenho que rir, pois esse cara continua dizendo essas coisas. Eu não posso lutar agora, então não há motivos para falar essas coisas. Ele quer se promover, então eu quero ver ele dizer essas coisas quando eu estiver 100%. Eu acredito que ele não falará mais nada. Eu não escolho oponentes, mas se o UFC quiser me colocar contra ele eu ficarei feliz. Já era para termos lutado, mas em ambas as oportunidades a luta não aconteceu porque algo aconteceu com ele”, projeta Cigano.

Mesmo ironizando as declarações de Overeem, Cigano reconhece a evolução do adversário, que voltou a vencer dentro do UFC após mudar de academia e começar a treinar com Greg Jackson em Albuquerque. “Eu acho que ele está melhor, fazendo um bom trabalho. Ele é um bom lutador e um bom atleta, mas com certeza ele é melhor falando do que lutando”, provoca.

O lutador ainda comentou sobre os boatos envolvendo uma suposta troca de academia. Diversas publicações noticiaram que o brasileiro estaria deixando a Nova União para treinar na ATT, nos Estados Unidos. No entanto, Cigano fez questão de descartar a possibilidade.

“Eu não irei para a ATT. Atualmente eu treino na Nova União e estou muito feliz com o meu treino. Tenho um amigo, o Cara de Sapato, que foi para a ATT, então pensei em ir lá para treinar com ele, mas não em me mudar definitivamente para treinar. Eu ainda treino aqui e continuarei. Aqui tem caras fantásticos, que me ajudam muito, e eu acho que estou bem aqui”, declara o ex-campeão.

Por fim, o lutador ainda deu sua opinião sobre o possível vencedor do confronto entre Fabricio Werdum e Cain Velásquez, que definirá o campeão dos pesos-pesados do UFC. Para o brasileiro, o lutador norte-americano é o favorito para o duelo, que acontecerá dia 13 de junho, no México.

“Eu penso que Velásquez é o favorito. Mas desta vez ele não estará pronto. Isso pode ser um problema para ele, pois o Werdum tem lutado e está vindo de boas vitórias. Mas ainda vejo Velásquez como favorito e vencendo essa luta. Penso que ele é favorito contra qualquer um da categoria, menos comigo”, finalizou Cigano.