Topo

MMA


TUF é marcado por abandono inusitado, e time Shogun mantém 'goleada': 6 a 0

Giovanni Soldado usa máscara após contrair bactéria na gravação do TUF - Reprodução
Giovanni Soldado usa máscara após contrair bactéria na gravação do TUF Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/05/2015 07h08

Já chegando à reta final da primeira fase de lutas, o TUF Brasil 4 segue com um aspecto inalterado: a goleada do time de Maurício Shogun só aumenta. No episódio deste domingo, a equipe abriu 6 a 0 com a vitória de Netto BJJ sobre Erick "Índio Brabo" Silva. Mas o que mais marcou foi o abandono de dois lutadores, um deles por conta de uma lesão no ombro e um problema de saúde causado pelo clima de Las Vegas.

Giovanni Soldado foi quem acabou a maior vítima. Ele já vinha sofrendo com um problema no ombro, uma torção que o levou a um médico. Depois, por conta do lábio ressecado pelo clima desértico de Las Vegas, acabou contraindo uma bactéria. Uma inflamação acabou levando ao uso de antibióticos.

Tomar os medicamentos abalou fisicamente Soldado. Ele também passou a usar uma máscara, para não arriscar os companheiros de terem o mesmo problema.

“Eu estou com essa máscara por que acabei contraindo uma bactéria e inflamou. Mas já fui no médico, tomando os medicamentos para ficar bom, porque minha luta já está em cima”, explicou Soldado.

Maurício Shogun chora com Giovanni Soldado, no anúncio do abandono do lutador do TUF - Reprodução - Reprodução
Maurício Shogun chora com Giovanni Soldado, no anúncio do abandono do lutador do TUF
Imagem: Reprodução

Mais tarde, durante um treino ele se sentiu mal. “Está me dando muito efeito colateral. Meu rendimento no treino caiu, sinto muita tontura”, disse ele. “É muito difícil pra gente tomar antibiótico, porque dá uma ‘leseira’ no treino e retém muito líquido. Fica difícil baixar o peso”, explicou Shogun. Soldado queria insistir, mas, após refletir, anunciou sua desistência, chorando e sendo acompanhado por Shogun e os companheiros nas lágrimas.

Além de Soldado, seu primeiro substituto também deixou de lado a chance de voltar à competição. Leandro Higo, derrotado por Bruno Korea no episódio anterior, teve uma lesão na costela durante o combate, e não pôde aceitar o chamado. Assim, Reginaldo Vieira encara Matheus Adamas no próximo domingo.

A luta

No octógono, Netto BJJ conseguiu virar a luta e vencer por pontos, no terceiro round. Erick Índio Brabo iniciou a luta pressionando o rival e teve os melhores momentos do começo do primeiro assalto, apesar de no fim levar a pior na trocação e apresentar ferimentos no rosto.

O gás de ambos diminuiu consideravelmente no segundo round. Netto BJJ desta vez conectou mais golpes e conseguiu um knockdown sobre Erick. Ao fim do assalto, os árbitros deram empate, então foi feito um round extra para decidir o combate.

No terceiro round, Índio tentou voltar a pressionar, mas teve de ser atendido por conta de um corte. Na volta, Netto foi superior e dominou o adversário para garantir sua vitória, juntando-se aos semifinalistas do reality show do UFC.