Topo

MMA


UFC cria sistema antidoping próprio com punições pesadas para flagrantes

UFC diz que o novo programa antidoping será o melhor entre todos os esportes profissionais - Evelyn Rodrigues
UFC diz que o novo programa antidoping será o melhor entre todos os esportes profissionais Imagem: Evelyn Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

03/06/2015 16h23

O UFC anunciou nesta quarta-feira (3) que terá sua própria política de controle antidoping, não seguindo mais a Comissão Atlética de Nevada, que costumada ser responsável por essa questão. A partir de agora, a organização comandada por Dana White terá suas próprias regras e punições no mundo todo, o “melhor programa antidoping entre todos os esportes profissionais”.

O novo programa terá parceria da agência USADA, que assumirá todo o controle dos testes. “UFC está literalmente saindo desse processo. USADA dirá quem, o que, quando, onde, como etc. UFC não terá envolvimento”, afirmou Travis Tygart, chefe-executivo da USADA.

A partir de agora, acontecerão exames de sangue e urina durante todo o ano, mesmo o lutador estando dentro ou fora do período de competição. De acordo com Tygart, haverá um mínimo de 2750 testes por ano, o que dá uma média de 5,5 testes para cada um dos mais de 500 lutadores que o UFC tem em seu quadro de funcionários.

Apenas maconha e outras drogas consideradas recreativas estão liberadas para ser usadas fora do período de competição.

Em relação ao tratamento de reposição hormonal TRT, Tygart afirmou que ele será proibido, assim como já havia sido feito pela Comissão Atlética de Nevada. “Não há razão para uma pessoa saudável, de 22 a 32 anos, precisar usar o TRT”.

O UFC também anunciou as punições para os atletas que forem flagrados nos exames antidopings.

Substâncias não especificadas

Como definida pelo código da WADA: esteroides anabolizantes, hormônio de crescimento, peptídeos e drogas de doping sanguíneos (testados dentro ou fora do período de competição):

1º caso: 2 anos de suspensão (com possibilidade de 4 anos para circunstâncias agravantes)

2º caso: Dobro da sanção da primeira

3º caso: Dobro da sanção da segunda

Substâncias específicas

Como definida pelo código da WADA: maconha, cocaína, outros estimulantes e glicocorticoides (flagradas apenas no período de competição):

1º caso: 1 ano (com possibilidade de aumentar para 2 anos para circunstâncias agravantes)

2º caso: Dobro da sanção da primeira

3º caso: Dobro da sanção da segunda