Topo

MMA


Confederação de Taekwondo critica sumiço de Anderson e cobra explicação

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

10/06/2015 20h04

Há dois meses, Anderson Silva afirmou que gostaria de disputar os Jogos Olímpicos de 2016 no taekwondo. Porém, nesta terça-feira (10), o empresário do ex-campeão do UFC, Jorge Guimarães, afirmou ao site Portal do Vale Tudo que “a questão da Olimpíada já foi descartada”. Após a declaração, Carlos Fernandes, presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo, comentou a situação ao UOL Esporte, e criticou a atitude de Anderson.

“Depois da coletiva que fizemos naquele dia, deixei amarrados vários procedimentos, até técnicos, para o Anderson, e ele foi para os Estados Unidos. De lá para cá, passamos vários e-mails e, desde lá, não fomos respondidos”, revelou Fernandes. “Nem conheço o empresário, fomos surpreendidos pela declaração dele, mas, para nós, nada muda, nosso foco é a Olimpíada, o momento olímpico, e o nosso pronunciamento sempre foi claro de que Anderson nunca teve uma vaga olímpica, mas que disputaria as seletivas”.

Fernandes criticou a falta de posicionamento de Anderson. Por enquanto, apenas Jorge Guimarães abordou o assunto. “Se for realmente verdade o que o empresário falou, não foi legal. Até porque fizemos uma coletiva de imprensa, ele falou tudo aquilo, do desejo dele, do amor pelo taekwondo. E fomos surpreendidos por essa declaração que, não posso falar por ele [Anderson], mas foi feito pelo braço direito dele”.

“A Confederação deveria ter sido notificada, se for verdade, como nós fomos quando ele demonstrou o desejo e mandou a carta para a gente, quando fiz questão de chamar a imprensa e contar tudo o que estava acontecendo”, lembrou Fernandes. “Não sei se o empresário falou demais, mas a verdade é que não temos contato com ele. Quem tem de esclarecer isso agora é o Anderson, vir a público e se esclarecer. Nós temos que não levar em conta [a declaração], mas vamos levar. Se não é verdade, por que ainda não se pronunciou?”

Apesar de ter criticado Anderson por não ter se pronunciado, Fernandes indicou que o brasileiro ainda pode manter um bom relacionamento com a Confederação. “Até que provem o contrário, há uma decepção, claro, ele é um profissional. A decepção não vem só de nós, vem de todos. Mas, se tudo se esclarecer, o caminho dele está aberto, não tem nada fechado”, concluiu.