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UFC mostra seus uniformes com astros como modelos e inicia nova era

Do UOL, em São Paulo

30/06/2015 11h37

Depois de meses de expectativa, o UFC apresentou nesta terça-feira, na presença de algumas das maiores estrelas da organização, o uniforme padronizado que será adotado a partir de agora em semanas de luta e em cima do octógono. Em um evento em Nova York, Fabrício Werdum, Ronda Rousey, Chris Weidman, Rafael dos Anjos, Daniel Cormier e outros astros apresentaram o “fight kit”, as vestimentas produzidas pela Reebok.

Durante a apresentação, os lutadores mostraram dois tipos de kits, sendo um deles os destinados aos campeões. Os uniformes tem algumas individualidades, com cores de acordo com os países e o nome dos atletas em destaque. Já o dos campeões tem detalhes em preto e dourado. 

Uniforme de José Aldo - Divulgação - Divulgação
Uniforme de José Aldo, com detalhes em preto e dourado
Imagem: Divulgação

A novidade é fruto de um acordo revelado no fim de 2014, que teve como enfoque dois aspectos. O patrocínio com a Reebok veio atender a uma profissionalização cada vez maior do UFC, produzindo exclusivamente o material esportivo da organização de MMA e tornando-se uma fonte de renda para os lutadores, já que foi vetada a exposição de patrocinadores pessoais e, em troca, haverá um “salário” por luta - que se soma à bolsa paga pelo Ultimate. Eles também receberão uma porcentagem nas vendas dos uniformes com seus nomes.

Todas as novidades começam a valer na próxima semana, que terá o UFC 189 no dia 11 de julho, com a luta entre José Aldo e Conor McGregor, válida pelo cinturão dos penas, hoje nas mãos do brasileiro. Aldo, que está no Rio se recuperando de uma lesão, não compareceu, diferentemente de McGregor, um dos destaques do evento.

"É um ponto marcante para o UFC, para o esporte do MMA, para nossa marca, os lutadores e os fãs. Para nós da Reebok, é um dia de mostrar nossa paixão e comprometimento com o esporte", afirmou Matt O'Tolle, da marca de material esportivo. "Do começo, foi uma colaboração com o UFC, trabalhamos com os lutadores, fizemos protótipos e proóttipos, falamos com os lutadores e fizemos tudo para garantir o melhor. Estamos orgulhosos do que criamos. É algo de alto nível, de alta tecnologia, e leva a uma nova era no MMA."

"Isso é grande para nós. Tivemos momentos históricos nos últimos 15 anos, e esse é um deles. Tivemos um grande trabalho nesses kits e nós estamos muito animados em mostrar aos fãs", disse Dana White. "Mas, o que importa é que os lutadores gostem. Eles estavam preocupados com individualidade. E terão a chance de ter um look próprio, trabalhando junto com a Reebok."

"Temos de ter liberdade para mover. Contanto que permita isso, não tem nenhum problema", disse Conor McGregor. Segundo a Reebok, os pilares para criar os uniformes de luta foram ter qualidade quanto a flexibilidade, força, customização e caímento, para garantir a melhor performance.

Os novos uniformes do UFC têm limitações em relação ao que se via antes, mas ainda dão aos lutadores muitas opções de escolha, já que formam um kit completo para a semana de luta, incluindo aparições na pesagem, entrevista coletiva e treino aberto.

O brasileiro Thomas Almeida, por exemplo, foi questionado já em abril sobre seu uniforme, durante o UFC 186. Ele é um dos que está no card que estreia as novidades, neste sábado. Ele teve de responder a um longo questionário por email e depois, pessoalmente, pôde definir que tipo de tecido queria, por exemplo, se seu short teria ou não abertura e outros detalhes. Entre os itens destinados aos lutadores há shorts, camisetas, agasalhos, bonés e calças, sendo que as mulheres ainda ganham tops.

No design está previsto apenas o patrocínio da Reebok e de outros contratos pontuais com o UFC. Logotipos de equipes não aparecerão, apenas a bandeira do país dos lutadores, caso eles escolham assim. Os integrantes das equipes dos lutadores também ganharão kits de uniformes.

A nova política do UFC não vale apenas para as roupas. Ela é mais ampla e mexeu com os patrocínios que envolvem os atletas. Agora, eles não podem mais expor marcas que os apoiam em particular, como se fazia nos uniformes e banners. A medida causou polêmica, com parte dos lutadores alegando que perderam patrocinadores e que os valores que ganharão no novo acordo são menores do que os que conseguiam sozinhos antes.

A Reebok, agora exclusiva no fornecimento de material, pagará US$ 70 milhões em seis anos de contrato, sendo que boa parte deste dinheiro vai para um novo pagamento dos lutadores. Além de receberem suas bolsas, eles passam a ganhar um valor por luta, fruto deste acordo, dependendo da quantidade de lutas na organização.

De 1 a 5 lutas: US$ 2.500
De 6 a 10 lutas: US$ 5.000
De 11 a 15 lutas: US$ 10.000
De 16 a 20 lutas: US$ 15.000
A partir de 21 lutas: US$ 20.000
Campeões: US$ 40 mil