Topo

MMA


St-Pierre diz que deveria ter parado antes e não sabe se volta ao UFC

Do UOL, em São Paulo

27/07/2015 13h00

Longe do octógono desde novembro de 2013, quando venceu Johny Hendricks e manteve o cinturão dos meio médios, Georges St-Pierre ainda não sabe se algum dia voltará da licença por tempo indeterminado que tirou. O canadense, inclusive, lamentou o fato de não ter se afastado do UFC duas lutas antes.

“O MMA sempre esteve e sempre estará presente na minha vida. Nunca pararei de treinar, mesmo que não volte a lutar. Hoje não sei se voltarei a lutar profissionalmente ou não, muito menos quando. Essa resposta ainda não posso dar a ninguém. O que posso dizer é que, como qualquer pessoa, espero um dia encontrar alguém para viver ao meu lado para sempre, formando uma bela família. Acho que é o sonho de todo mundo, não é? É o meu também...”, afirmou St-Pierre ao site alemão “Ground and Pound”.

Depois de meses de especulação, GSP anunciou que ficaria afastado por tempo indeterminado do UFC depois de sua vitória sobre Johny Hendricks. Caso tivesse parado duas lutas antes, seu último combate teria sido o triunfo por decisão unânime contra Carlos Condit, no UFC 154, em novembro de 2012.

“Tornei-me campeão mundial me divertindo ao treinar. Quando a diversão transformou-se em negócio, veio o estresse, e a diversão se foi. Eu já não me divertia no fim, e treinava porque precisava, não mais por que queria. Na verdade, eu deveria ter parado uma ou duas lutas antes, mas não consegui. Sempre havia alguém me desafiando. Eu carregava um peso insuportável nos ombros, e finalmente senti, ao invés de querer, eu vi que precisava parar”, afirmou GSP.

“Pratiquei este esporte em um nível muito alto por tempo demais. Fui campeão por oito ou nove anos. É uma vida muito estressante. São muitas críticas, muita pressão... Tudo isso junto afeta muito a sua vida. Algumas vezes eu não queria ter de ouvir as críticas, mas elas estavam lá mesmo assim. Sou um cara sensível e via que, por mais que eu tentasse, nunca era bom o bastante para pararem de me criticar. Então, em benefício da minha saúde mental, decidi parar para ter alguma vida social”, completou.

Durante seu período no UFC, St-Pierre acumulou 20 vitórias e apenas duas derrotas. Ele defendeu com sucesso o cinturão dos meio médios em nove oportunidades.