Topo

MMA


Ronda causa histeria na torcida, dribla seguranças e ofusca Bethe em treino

Jorge Corrêa e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/07/2015 13h40

O público que foi nesta quarta-feira à praia do Pepê, no Rio de Janeiro, não compareceu ao treino aberto do UFC 190 para ver os brasileiros. A torcida foi à loucura, mesmo, ao Ronda Rousey começar suas atividades, no primeiro evento oficial da noitada de MMA deste sábado, em que a norte-americana defende seu cinturão contra Bethe Correia, na HSBC Arena. Doidos também ficaram os seguranças, driblados pela lutadora no fim da sessão, quando ela pulou a grade para atender ao público e tirar fotos e dar autógrafos.

“Eu estava otimista no que iria encontrar, mas se não fosse muito vaiada já estava bom. Mas chegar e ter uma recepção tão quente como essa é algo incrível”, afirmou Ronda depois do treino aberto.

Bethe Correia, que treinou antes da campeã, foi totalmente ofuscada por Ronda. Brasileiros trajando camisetas da dona do cinturão marcaram presença na areia da praia, na Barra da Tijuca, e vibraram com a movimentação da norte-americana. 

Só de ouvir o nome da campeã, o público ficou histérico. Ronda começou seu treino fazendo uma corrida e sombra. Depois, nos movimentos de queda, a cada cravada no chão o público respondia com gritos - como se a norte-americana tivesse marcado um gol. Ela retribuiu, em português: "eu amo o Brasil".

Até garotas chorando foi possível avistar no meio do público, que iniciou com cerca de 200 pessoas pela manhã e dobrou - sob tempo ruim na capital fluminense. Ao ouvir a torcida gritando, Ronda chegou a ficar encabulada.

Técnico da lutadora, Edmond Tarverdyan admitiu a surpresa, em entrevista ao UOL Esporte: "Sabia que ela teria uma grande recepção, mas não esperava algo assim. Mas o povo brasileiro é muito apaixonado, isso é incrível. Não tem como explicar o que estamos vendo aqui".

No fim da sessão, ela ainda recebeu a visita de uma garotinha. Rebeca, de 7 anos, é fã de Ronda e ganhou um abraço e a chance de conhecer seu ídolo.

Por fim, Ronda Rousey quebrou o protocolo, foi ao público - arrastando oito seguranças e deu autógrafos e tirou fotos com o público, causando mais lágrimas em suas fãs. Foram mais de 20 minutos só atentando a torcida, e o desfecho foi curioso.

Em certo momento, a norte-americana driblou os seguranças, pulou a grade e foi atender a um setor do público a que não tinha acesso. Os profissionais tiveram de se virar e sair correndo atrás da campeã para retomar o trabalho.

O treino da desafiante

A brasileira Bethe Correia não usou o status de exibição do treino aberto e preferiu encarar como um dia normal na academia. A paraibana, que desafia Ronda Rousey pelo cinturão peso galo da organização, bateu pesado e ainda mandou recado à norte-americana.

Depois de cerca de trinta minutos em ação - mais que seus antecessores que só ficaram no palco metade do tempo -, ela avisou Ronda: "minha mão vai entrar". A paraibana vem prometendo conquistar o título e nocautear em seu décimo combate profissional.

"Eu vou nocautear. Sou brasileira, guerreira e nenhum pais do mundo tem a nossa raça. Pode ter a certeza de que a Ronda nunca experimentou uma trocação de verdade contra ninguém. Quero que essa luta seja lembrada por gerações e podem ter a certeza de que farei tudo para isso no sábado", afirmou a desafiante.

A paraibana levou uma bandeira para seu treino e a usou para levantar a galera, e fez seu treino junto com o técnico e marido Edelson Silva e com Patricky Freire, lutador do Bellator. Depois de dar entrevistas, ela foi para a galera: deixou o espaço demarcado e foi para a areia tirar foto com os torcedores.

Antes dela, participaram do evento Stefan Struve, o gigante holandês de 2,13 m que encara o peso pesado Rodrigo Minotauro, e Rodrigo Minotouro, que enfrenta Maurício Shogun em uma revanche do Pride - quando o curitibano triunfou por pontos.

Serviço - O UFC 190, na HSBC Arena, Rio, conta com a disputa de cinturão peso galo do UFC entre a campeã Ronda Rousey e a desafiante, também invicta, Bethe Correia, além de ter o duelo de técnicos do TUF Minotouro x Maurício Shogun, numa revanche do Pride, as duas finais do reality show e astros como Demian Maia, Minotauro e Pezão. A noitada começa às 20h, com o card preliminar. O principal tem início às 23h, com sete lutas. A Rede Globo anuncia o evento ao vivo a partir das 0h10, com quatro combates na íntegra. O Placar UOL acompanha todos os detalhes do evento.

Card principal

Galos Feminino (cinturão): Ronda Rousey x Bethe Correia
Meio-pesados (técnicos do TUF): Minotouro x Maurício Shogun
Leves (final do TUF): Glaico França x Fernando Bruno
Galos (final do TUF): Reginaldo Vieira x Dileno Lopes
Pesados: Stefan Struve x Minotauro
Pesados: Pezão x Soa Palelei
Palhas feminino: Claudia Gadelha x Jessica Aguilar

Card preliminar:

Meio-médios: Demian Maia x Neil Magny
Meio-pesados: Rafael Feijão Cavalcante x Patrick Cummins
Médios: Warlley Alves x Nordine Taleb
Galos: Iuri Marajó x Leandro Issa
Médios: Vitor Miranda x Clint Hester
Galos: Hugo Wolverine x Guido Cannetti