Topo

MMA


Shogun x Minotouro: revanche por fim de ciclo após dez anos de luta épica

Jorge Corrêa e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/07/2015 06h00

Eles fizeram em 2005 o que para muitos é considerado o maior combate da história do extinto Pride. Maurício Shogun e Rogério Minotouro se reencontram dez anos depois para uma esperada revanche antes de encerrarem os respectivos ciclos no MMA. Ambos ainda não definiram a aposentadoria, mas sabem que a trajetória no esporte caminha para o desfecho. No sábado (1), na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, a dupla faz a penúltima luta do card do UFC 190.

Durante o dia de entrevistas da franquia na última quinta-feira (30), os dois utilizaram um discurso respeitoso e provaram que o tempo é implacável nas mudanças. Shogun (33 anos) e Minotouro (39 anos) contaram o que motivou a revanche histórica depois de tanto tempo.

“O ser humano muda, mas o esporte mudou muito também. Naquela época existia bastante rivalidade entre as academias. Atualmente, cada um luta por seu nome. O esporte está bastante diferente e profissional. Nunca tive rixa com qualquer lutador e sempre adotei o respeito. Espero fazer um combate que entre para a história novamente", afirmou o curitibano Shogun.

"É uma luta que o pessoal fala bastante. O Shogun é um grande atleta. Aquele cara que já fez diversas coisas boas na carreira. Inclusive, o primeiro combate dele contra o Dan Henderson é um dos melhores que vi na vida. É um guerreiro e vem para cima mesmo. Desejávamos essa luta. Era para ter acontecido há dois anos, mas me machuquei. Temos a chance agora. É pura motivação fazer isso antes de encerrar a carreira”, completou o baiano Minotouro.

No Pride Critical Countdown de 2005, Maurício Shogun venceu Rogério Minotouro por decisão unânime dos juízes. Embora o tempo tenha passado, os dois utilizaram o primeiro encontro como base fundamental dos treinamentos para a luta de sábado.

“Assisti ao combate umas cinco vezes durante os treinos. É bom acompanhar e estudar o que dá para fazer. Acho que tem muita coisa emocionante para acontecer no octógono”, disse Minotouro, seguido por Shogun.

“Assisti ao vídeo muitas vezes também. É importante. Um lutador dificilmente muda o estilo. É lógico que me aperfeiçoei e a diferença é que nos conhecemos bem mais atualmente. Tudo isso torna o encontro ainda maior", pontuou.

Serviço - O UFC 190, na HSBC Arena, Rio, conta com a disputa de cinturão peso galo do UFC entre a campeã Ronda Rousey e a desafiante, também invicta, Bethe Correia, além de ter o duelo de técnicos do TUF Minotouro x Maurício Shogun, numa revanche do Pride, as duas finais do reality show e astros como Demian Maia, Minotauro e Pezão. A noitada começa às 20h, com o card preliminar. O principal tem início às 23h, com sete lutas. A Rede Globo anuncia o evento ao vivo a partir das 0h10, com quatro combates na íntegra. O Placar UOL acompanha todos os detalhes do evento.

Card principal

Galos Feminino (cinturão): Ronda Rousey x Bethe Correia
Meio-pesados (técnicos do TUF): Minotouro x Maurício Shogun
Leves (final do TUF): Glaico França x Fernando Bruno
Galos (final do TUF): Reginaldo Vieira x Dileno Lopes
Pesados: Stefan Struve x Minotauro
Pesados: Pezão x Soa Palelei
Palhas feminino: Claudia Gadelha x Jessica Aguilar

Card preliminar:

Meio-médios: Demian Maia x Neil Magny
Meio-pesados: Rafael Feijão Cavalcante x Patrick Cummins
Médios: Warlley Alves x Nordine Taleb
Galos: Iuri Marajó x Leandro Issa
Médios: Vitor Miranda x Clint Hester
Galos: Hugo Wolverine x Guido Cannetti