Topo

MMA


Toquinho perde o cinturão do WSOF depois de mais uma finalização polêmica

Do UOL, em São Paulo

04/08/2015 14h26

O brasileiro Rousimar “Toquinho” Palhares perdeu o cinturão dos meio-médios do WSOF depois de mais uma polêmica envolvendo uma finalização. A decisão da organização foi anunciada nesta terça-feira (4). O lutador ainda foi suspenso por tempo indeterminado.

No último sábado, Toquinho venceu Jake Shields com uma finalização, mas, mesmo com a ordem do árbitro, não soltou o braço do adversário. A atitude fez com que o norte-americano se irritasse e agredisse o brasileiro.

“Ver ao vivo é uma coisa e na TV é outra. Após a luta, vi as reclamações da equipe de Shields e fui para casa ver a luta com calma. O árbitro o mandou soltar cinco ou seis vezes, e os olhos de Shields estavam muito irritados, por conta das dedadas aplicadas por Toquinho. Reuni-me com a minha equipe e decidi tirar o cinturão de Toquinho imediatamente, e suspendê-lo indefinidamente”, anunciou Ray Sefo, presidente da WSOF, em entrevista ao “MMA Hour”

“Já fui lutador, lutei muitas vezes e sei como essas coisas acontecem. Temos que acabar com esse comportamento de uma vez por todas. Não fui apenas eu que vi que ele cometeu um ato ilegal. Meu time viu, e milhares de pessoas viram. Hoje ele não é mais o campeão e está suspenso. Não falamos em demissão, mas existe uma chance de que a Comissão Atlética de Nevada o suspenda por alguns anos. Se isso acontecer, ele não lutará mais no WSOF”, continuou.

Essa não é a primeira vez que Toquinho se envolve em polêmicas por causa de uma finalização. Isso, inclusive, foi o motivo que o fez ser demitido do UFC, em outubro de 2013, depois da vitória sobre Mike Pierce.

Depois de sua saída do UFC, o Bellator chegou a ser apontado como um destino para o brasileiro. Mas Bjorn Rebney, antigo dono da organização, não quis contar com Toquinho justamente por seu histórico de polêmicas.

Ray Sefo afirmou que o empresário de Toquinho, Alex Davis, ainda tentou fazer com que a decisão fosse revertida, mas sem sucesso.

“Falei com Alex Davis, seu empresário, ontem, e comuniquei a ele a minha decisão. Ele tentou me convencer a mudar de ideia, mas eu falei que estamos falando de fatos. Toquinho fez tudo o que dissemos que ele fez. Está nas imagens. Ele segurou demais a kimura e cutucou os olhos de Jake Shields. Tudo isso é ilegal. Tenho muito respeito por Alex, e entendo que ele tente defender Toquinho até o fim, mas ele entendeu a nossa argumentação. Não sei ainda o que fazer com o título dos meio-médios do WSOF... Temos alguns lutadores que vão se enfrentar, mas por enquanto o cinturão ficará vago. Não sei se eles querem transformar a vitória de Toquinho em luta sem resultado, mas eles podem fazer isso se acharem que devem”.