Topo

MMA


Lutador do UFC prova que Toquinho segura demais suas finalizações

Do UOL, em São Paulo

05/08/2015 06h00

Antes de ter a confirmação da retirada de seu cinturão do WSOF, Rousimar “Toquinho” Palhares negou ter segurado demais a finalização durante a luta contra Jake Shields, no último sábado (1º). Na ocasião, a atitude irritou o adversário, que chegou a dar um soco no brasileiro depois que ele finalmente soltou seu braço. Nesta quarta-feira, a Comissão Atlética de Nevada suspendeu os dois atletas por conduta antidesporitiva.

E um vídeo divulgado por Joe Lauzon, veterano do UFC, deu razão à irritação de Jake Shields. Irritado com a atitude de Toquinho, o norte-americano preparou uma espécie de dossiê, comparando o tempo em que ele demora a soltar uma finalização depois que o adversário desiste e quanto leva para o brasileiro fazer o mesmo.

O resultado baseado em seis lutas de cada um deles foi uma média de 0,199 segundos para Lauzon contra 1,074 segundos de Toquinho.

“Um segundo pode não parecer muito longo, mas é uma eternidade em casos como esse (kimura sobre Shields). Eu amo o jiu-jitsu e a parte mais interessante da nossa arte é dar a possibilidade do adversário desistir sem ter que machucá-lo. Realmente, não sei qual o problema desse babaca”, afirmou Lauzon no vídeo.

Nesta terça-feira (4), Ray Sefo, presidente do WSOF, em entrevista ao "MMA Hour", anunciou que Toquinho estava suspenso por tempo indeterminado e que havia retirado o cinturão do brasileiro.

“Ver ao vivo é uma coisa e na TV é outra. Após a luta, vi as reclamações da equipe de Shields e fui para casa ver a luta com calma. O árbitro o mandou soltar cinco ou seis vezes, e os olhos de Shields estavam muito irritados, por conta das dedadas aplicadas por Toquinho. Reuni-me com a minha equipe e decidi tirar o cinturão de Toquinho imediatamente, e suspendê-lo indefinidamente”.

Essa não é a primeira vez que Toquinho se envolve em polêmicas por causa de uma finalização. Isso, inclusive, foi o motivo que o fez ser demitido do UFC, em outubro de 2013, depois da vitória sobre Mike Pierce.

Depois de sua saída do UFC, o Bellator chegou a ser apontado como um destino para o brasileiro. Mas Bjorn Rebney, antigo dono da organização, não quis contar com Toquinho justamente por seu histórico de polêmicas.

Confira a finalização polêmica de Toquinho sobre Jake Shields: