Topo

MMA


Ele foi obrigado a subir de categoria no UFC. E acabou gostando

Em sua carreira no MMA, John Lineker tem 25 vitórias e sete derrotas - Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Em sua carreira no MMA, John Lineker tem 25 vitórias e sete derrotas Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

04/09/2015 06h00

Depois de não conseguir bater os 57kg da categoria dos moscas em quatro oportunidades, o brasileiro John Lineker foi obrigado pelo próprio UFC a subir para os galos (61,2kg). O que poderia ser algo ruim, no entanto, é visto de maneira natural pelo paranaense de 25 anos.

“Foi uma decisão do próprio UFC, uma política deles”, explicou Lineker ao UOL Esporte. “Mas eu tinha desde o começo o desejo de subir. Agora, minha ideia é me manter nos galos. Vou aproveitar essa estreia para ver como vou me sentir na categoria”, afirmou. No UFC 191, neste sábado (5), ele terá pela frente o norte-americano Chico Rivera.

A vontade do brasileiro de subir para os galos tem uma explicação: ele já foi campeão nessa categoria em outro evento, o Jungle Fight. No entanto, desceu para os moscas ao ser contratado para o UFC, algo que se mostrou um problema desde o início – ele não conseguiu bater o peso para o combate contra Louis Gaudinot.

“Eu quis lutar nos moscas porque estava mais perto de chegar ao título. Mas não deu certo”, justifica.

E o motivo de não ter dado certo foi justamente o peso. Mesmo com quatro vitórias consecutivas na divisão, o brasileiro foi descartado por Dana White em 2013 pelo fato de ter falhado três vezes na hora da balança.

“Ele é tão bom que se não tivesse falhado três vezes em atingir o peso da categoria, ele provavelmente teria uma chance de disputar o cinturão agora”, afirmou Dana White, na época.

Depois disso, Lineker voltou a falhar em janeiro, quando enfrentou Ian McCall. E foi a gota d’água para o UFC, que exigiu que ele subisse de categoria. A tarefa, agora, é se preparar para os galos, uma divisão que ele não luta desde 2011.

“Quando lutava no mosca, fazia o treino com os caras mais leves. Agora treino com os mais pesados, para me adaptar ao porte dos atletas que lutam no UFC”, explicou Lineker, que afirmou não ter adicionado nenhum tipo de comida em especial a sua nova dieta. “Não adicionei nenhuma comida em especial, mas comi um pouco mais. Comi bem sem cortar comida alguma. Estou me sentindo mais forte agora”, completou.

A luta de John Lineker contra Chico Rivera será a penúltima do card preliminar do UFC 191, que terá como combate principal a disputa de cinturão dos moscas entre o campeão Demetrious Johnson e John Dodson.