Topo

MMA


UFC nega ter agido para encobrir suposto doping de Belfort

Do UOL, em São Paulo

04/10/2015 14h01

O UFC deu sua versão sobre a reportagem veiculada pelo site norte-americano Deadspin, que acusava a organização de esconder que Vitor Belfort apresentou níveis anormais de testosterona antes de sua luta contra Jon Jones, há três anos. A organização negou a acusação, por meio de seu chefe de comunicação, Dave Sholler, na coletiva pós-luta do UFC 192.

"Qualquer sugestão de que houve um acobertamento é categoricamente falsa", afirmou Sholler. "Aquele período de tempo em que o uso de TRT era permitido foi muito traiçoeiro para todos; para o UFC, para as comissões e para os atletas também. Quando todos chegaram à conclusão de que isso não tinha espaço neste esporte, foi deixado de lado em 2014 e fomos rápidos em seguir a recomendação."

O porta-voz do UFC não desenvolveu diretamente o assunto, e preferiu abordar o antidoping em geral.

"Como vocês podem ver, nós adotamos uma das políticas antidoping mais rígidas do mundo, por meio da Usada (agência dos EUA). Seguiremos sendo agressivos para que substâncias que melhorem o desempenho não tenham lugar no UFC."

Nesta semana, foi divulgada uma lista com o número de testes feitos por cada lutador. Em 81 exames, Ronda Rousey foi a mais visada, com 5 amostras colhidas. Vitor Belfort foi testado uma vez neste período de trabalho com a Usada.

So our position on doping in this sport is the same. We have no place for it in our spot and we’re going to, through Jeff Novitsky and the USADA folks, continue to be aggressive to make sure that performance-enhancing drugs have no place in the UFC.”