Topo

MMA


Balança do UFC irrita lutadores; Brasileiro sofre e não bate peso

Do UOL, em São Paulo

18/12/2015 19h36

A balança irritou parte dos lutadores escalados para o UFC Fight Night Orlando, que será realizado neste sábado (19), na Flórida (EUA) - o card principal está marcado para as 23h (horário de Brasília) e terá o peso leve brasileiro Rafael dos Anjos defendendo cinturão contra Donald Cerrone na luta principal, além do peso pesado Júnior Cigano contra Alistair Overeem no co-main-event

Dois dos 26 atletas presentes, o norte-americano Danny Castillo e o brasileiro Charles do Bronx, ultrapassaram o limite das suas categorias - leve (70,3kg) e pena (65,8kg), respectivamente - e reclamaram do aparelho. 

Castillo resolveu rápido e cortou o excedente de cerca de 1,3kg: logo após o ocorrido, comunicou nas redes sociais que havia ficado na marca de 70,8kg, em novo teste, nos bastidores (em duelos que não valem cinturão, há tolerância de 0,45kg).

O brasileiro, por sua vez, abriu mão da tentativa de queimar pouco mais de 2kg. Vice-presidente de relações públicas do UFC, Dave Sholler anunciou no Twitter que Do Bronx será multado em 20% da bolsa, mas o combate está confirmado. 

C.B. Dollaway foi outro que questionou o resultado: ele, peso médio, teve de ficar nu no palco para conseguir atingir o devido.

A onda Star Wars também invadiu a pesagem oficial do evento. Cole Miller e Jim Alers, agendados para o card preliminar, puxaram "sabres de luz" e simularam disputa na hora da encarada, arrancando gritos e risadas do público presente. 

Se a briga de "Jedis" foi ensaiada, o clima esquentou de verdade entre os meio-médios Leon Edwards e Kamaru Usman. Os dois se esbarraram após a encarada e Edwards reagiu com um empurrão. Na sequência, apontou para o rival e lhe dirigiu palavrões. 

As duas principais lutas do evento

Peso leve invicto desde junho de 2014 e a quatro lutas, Rafael dos Anjos fará sua primeira defesa de cinturão – ele conquistou o título ao vencer o norte-americano Anthony Pettis, então favorito, por decisão unânime, em 13 de março de 2015.

Seu adversário, o “Cowboy” Donald Cerrone, é um dos atletas mais altos da divisão, 1,85 metro, e é “queridinho do público” pelo estilo expansivo. O atleta se deixa ser fotografado bebendo, confessa estar no esporte apenas pelo dinheiro e não foge de lutas: ele vai para sua 9ª apresentação em apenas dois anos – para além disso, venceu as outras oito, três por nocaute, e se mostra em boa fase.

Já Junior Cigano tentará dar continuidade à sua recuperação após perder para Cain Velásquez em disputa de cinturão dos pesos pesados, em outubro de 2014. Após o revés, fez apenas um combate, contra o croata Stipe Miocic, e venceu.

Seu adversário, estrela do MMA, o holandês Overeem, de 35 anos, quer emplacar seu quarto triunfo consecutivo. Mais experiente, tem se apresentado menos agressivo nos últimos combates e mais calculista, como contra Stefen Struve e Roy Nelson.  

CARD PRINCIPAL – marcado para as 23h

Peso leve: Rafael dos Anjos (70kg) x Donald Cerrone (70kg)

Peso pesado: Junior Cigano (108,4kg) x Alistair Overeem (110,2kg)

Peso leve: Michael Johnson (70,5kg) x Nate Diaz (70,8kg)

Peso palha: Randa Markos (52,6kg) x Karolina Kowalkiewicz (51,9kg)

 

CARD PRELIMINAR – marcado para as 18h30

Peso pena: Charles do Bronx (68,3kg) x Myles Jury (66,2kg)

Peso médio: CB Dollaway (84,1kg) x Nate Marquardt (84,4kg)

Peso galo: Sarah Kaufman (61,7kg) x Valentina Shevchenko (60,8kg)

Peso médio: Josh Samman (84,4kg) x Tamdan McCrory (83,9kg)

Peso leve: Nik Lentz (70,8kg) x Danny Castillo (71,7kg)

Peso pena: Cole Miller (66,2kg) x Jim Alers (65,8kg)

Peso meio-médio: Kamaru Usman (77,6kg) x Leon Edwards (77,6kg)

Peso meio-médio: Hayder Hassan (77,1kg) x Vicente Luque (77,6kg)

Peso pesado: Francis Ngannou (115,2kg) x Luiz Henrique "KLB" (112,5kg)