Topo

MMA


Cigano é nocauteado por Overeem e se afasta de disputa de cinturão

Eric Jamison/AP
Imagem: Eric Jamison/AP

Do UOL, em São Paulo

20/12/2015 00h35

Júnior Cigano voltou a perder no UFC, desta vez para o holandês Alistair Overeem (40-14, 1), nocaute aos 4min43seg do segundo round, neste sábado (19), em evento na Flórida (EUA), e se afastou da disputa pelo título dos pesos pesados, atualmente nas mãos do compatriota Fabrício Werdum.

Cigano (18-3) não lutava há um ano, quando venceu o croata Stipe Miocic, devido às operações feitas no joelho e no nariz. Voltou sem conseguir encontrar tempo de ação contra o adversário.

O duelo começou estudado. Demorou mais de um minuto até o primeiro tomar atitude, Cigano, com um direto de direita. Na sequência, ele mesmo arriscou chute alto, novidade no seu jogo, defendido pelo holandês – que na trocação, área em que teoricamente é inferior, mudou o rumo do combate.

As bombas de Overeem, inclusive um cruzado de direita, entraram limpas no rosto de Cigano, que, ao fim do primeiro assalto, já estava sangrando. No segundo assalto, um gancho de canhota do oponente conectou e levou o brasileiro à lona. Só foi preciso confirmar o triunfo no ground and pound. 

"Ele é muito forte, muito perigoso. Eu senti que ele estava reagindo, tive de terminar", disse o vencedor, em entrevista logo após o fim do duelo. Perguntado sobre uma possível chance de disputar o título dos peso pesados, atualmente nas mãos de Fabrício Werdum, respondeu: "Me sinto muito confiante. Adoraria receber uma oportunidade pelo cinturão". 

Na luta principal do evento, Rafael dos Anjos manteve o cinturão peso leve ao nocautear o norte-americano Donald Cerrone

Nate Diaz faz gracinhas, anima o público e vence
Decisão unânime: triplo 29-28

O peso leve norte-americano Nate Diaz, a perigo no UFC e com torcida a favor, encarou luta de trocação do começo ao fim. No primeiro round, recebeu chutes altos e baixos de Michel Johnson e respondeu com boas combinações de socos. Johnson, por pouco, pareceu superior.

Nada que abalasse o confiante Diaz (18-10). Ao soar do gongo, provocou o adversário com palavrões e dancinhas.

A luta seguiu de pé, animando a plateia mais do que em todo o resto do evento. Nate cruzava os braços, fazia gracinhas e, quanto mais brincava, mais golpes conectava. Começou a mudar o rumo do combate. Foi entretenimento puro. E Diaz, mais uma vez, provocou no fim do assalto. 

O lutador polêmico conseguiu irritar o oponente - e, no MMA, isso não é boa coisa. Johnson (16-10) saiu de seu jogo, se afobou e perdeu por decisão unânime.

Quando terminaram os 15 minutos, Nate seguiu travando a perna do rival, que, saturado, lhe aplicou chutes. O árbitro central teve de intervir .

Na saída do octógono, Nate Diaz se voltou contra Conor McGregor, que acabou de tomar cinturão de José Aldo na categoria de baixo e anunciou intenção de subir para os leves: "Você pegou tudo aquilo para o que trabalhei, filho da p... Você sabe o que é uma luta de verdade, uma verdadeira luta com muito dinheiro. Eu". 

Kowalkiewicz derrota Randa Markos
Decisão unânime: 29-28, 29-28 e 30-27

Karolina Kowalkiewicz, peso palha da Polônia invicta com oito vitórias no MMA, largou bem no combate, medindo a distância e conectando bons golpes. Depois da metade do primeiro assalto, a iraquiana Randa Markos equilibrou a disputa.

Para além, Ranka (5-3), que soma cinco triunfos e duas derrotas, parecia ter achado o melhor caminho, a luta agarrada – no segundo round, foi superior, travando o duelo.  

Kowalkiewicz (8-0) se recuperou nos 15 minutos finais, até mesmo no chão. Montou sobre a adversário e castigou no ground and pound. De novo em pé, confirmou a vitória com comprovando trocação melhor do que a da rival. 

CARD PRELIMINAR

Peso pena: Charles do Bronx venceu Myles Jury por finalização no 1º round

Peso médio: Nate Marquardt venceu CB Dollaway por nocaute no 2º round

Peso galo: Valentina Shevchenko venceu Sarah Kaufman por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)

Peso médio: Tamdan McCrory venceu Josh Samman por finalização no 3º round

Peso leve: Nik Lentz venceu Danny Castillo por decisão dividida (29-28, 28-29, 30-27)

Peso pena: Cole Miller x Jim Alers terminou em no contest

Peso meio-médio: Kamaru Usman venceu Leon Edwards por decisão unânime (29-28, 30-27 e 29-28)

Peso meio-médio: Vicente Luque venceu Hayder Hassan por finalização no 1º round

Peso pesado: Francis Ngannou venceu Luiz Henrique "KLB" por nocaute no 2º round

*Brasileiros em negrito