Topo

MMA


McGregor se consolida como astro do UFC e zomba até de Jon Jones

Conor McGregor e Nate Diaz fazem primeira encarada após duelo ser confirmado  - Reprodução/Youtube
Conor McGregor e Nate Diaz fazem primeira encarada após duelo ser confirmado Imagem: Reprodução/Youtube

Danilo Lavieri

Do UOL, em Las Vegas (Estados Unidos)

03/03/2016 08h01

“Eu já te disse que sou o melhor”, “toda a vez que entro no octógono vira evento histórico” e “não temo ninguém”. As três frases já não são novidade alguma para quem acompanha o UFC e já viraram marca de alguém que se consolidou como astro do esporte: Conor McGregor.

Irlandês, com 27 anos, ele detém o cinturão dos penas após arrasar o até então imbatível José Aldo. Ele não poupa qualquer adversário na hora da ironia, é a sensação do evento que leva o número 196, marcado para sábado, e está surfando a crista da onda mais do que ninguém na maior organização de MMA do mundo.

Sobrou até para Jon Jones, ex-campeão entre os meio-pesados. “Tem gente que fala que o Jon Jones é o melhor de todos, no peso por peso? Não é. Eu acho que neste ranking eu sou o número 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Talvez Jon Jones seja o 10”, disparou o falastrão.

É difícil imaginar um confronto entre os dois, mas nem isso ele descarta ao falar, de maneira genérica, sobre até onde seria seu limite de peso.

“Bem, eu não sei. Estou com 27 anos e bem longe do meu auge. Só vou melhorar. Se eu for envelhecendo, aumentando, ficando mais forte, posso fazer mudanças conforme eu lutar. Eu posso acabar com a categoria de até 77 kgs, eu posso acabar com a dos leves. Eu vou para cima, vou para baixo, não tem problema. Mas posso dizer que lutar com 77 kgs, contra Nate Diaz, tem sido relaxante. Estou tomando dois cafés da manhã por dia e acordo com 76 kgs”.

Seu adversário deste sábado será Nate Diaz, americano que não consegue nem se sentir em casa tamanha idolatria pelo europeu. Substituto de Rafael dos Anjos, que quebrou o pé, ele tenta o estilo falastrão e sempre conseguiu destaque por isso. Agora, não sai da sombra de McGregor.

“Cara, eu já te disse isso outras vezes. Sempre que eu lutar vai ser um evento histórico. Estou aqui para lutar mais uma vez porque encaro qualquer um que colocarem na minha frente. Mas o Nate vai sentir uma nova velocidade, uma nova força e precisão. Vamos ver se ele luta tudo o que consegue falar”, disparou o irlandês.

E, claro, na hora de falar de enfrentar Diaz, que teve apenas 10 dias de aviso para se preparar, sobra crítica também para Rafael. “Ele é um coitado. E segue falando. Sua equipe segue falando m... Não entendo nada. Um campeão precisa encarar a luta que for, quem colocar na frente. E eu sou assim. Você conhece alguém que acorda pronto para lutar em qualquer categoria?”.

O mais curioso é que até Diaz, que sempre gostou de falar, admite que o estilo de McGregor é atraente. Para ele, o problema é o destaque que isso ganha.

“Eu gosto do estilo do McGregor, ele fala umas verdades, fala as coisas que pensa. Eu sou mais crítico pelo destaque que isso ganha. A mídia gosta, fica falando para ele continuar, fica incentivando. Mas ele está fazendo um trabalho bom”, disse o atleta em raro momento de admiração a seu adversário.

Sobre futuro? McGregor jura não se importar. “Eu vou ganhar do Diaz e depois não sei. Me dá um adversário, me dá um cheque e estarei lá. Será que vai ser Lawler (atual campeão de até 77kg)? Não sei, mas ele não me aguenta. Sou muito rápido para ele”.