Topo

MMA


Cigano cita pressão psicológica para explicar derrota para Overeem

Junior Cigano acredita que o lado psicológico estava afetando seu desempenho no octógono - Christian Petersen/Getty Images/AFP
Junior Cigano acredita que o lado psicológico estava afetando seu desempenho no octógono Imagem: Christian Petersen/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

21/03/2016 18h09

O ex-campeão peso pesado do UFC, Junior Cigano, já sabe o que precisará evoluir para retomar o caminho das vitórias na organização. Após ser derrotado por Alistair Overeem, o brasileiro apontou a pressão psicológica como maior problema para voltar a ter as apresentações que o levaram a conquistar o título da organização.

De acordo com o brasileiro, ele cometeu diversos erros durante a luta contra o holandês, especialmente tentando evitar os chutes e joelhadas de perna esquerda de Overeem, que são seu ponto forte. Por isso, Cigano acabou não podendo mostrar todo seu potencial, algo que pretende fazer na luta contra Ben Rothwell, no evento principal do UFC Croácia, que acontecerá dia 10 de abril, para acabar de vez com a pressão por resultados positivos.

“Com certeza preciso vencer. É uma luta muito importante para mim, é mais difícil do que a minha última, pois venho de um resultado negativo. Não estou pensando em uma luta por título agora, mas sei que tenho tudo que é preciso para ser campeão novamente. Vamos colocar tudo no lugar certo, até minha cabeça, o lado psicológico, porque é preciso estar confiante. Lidar com esses momentos negativos foi muito ruim pra mim. Desde que minha estreia no UFC em 2008, eu só tive vitórias e vitórias até me tornar campeão. Então, eu perdi para Velásquez e comecei a atravessar uns momentos difíceis, incluindo lesões, então estou tentando sair desses momentos para retomar o caminho das vitórias, por isso estou trabalhando tão duro”, revelou o lutador, em entrevista ao site MMA Fighting.

De acordo com o ex-campeão, não são as lesões que estão atrapalhando seu desempenho, como aconteceu nos últimos anos, e sim o lado psicológico, que ficou abalado após as derrotas para Cain Velásquez. Por isso, na opinião do lutador, a luta contra Alistair Overeem foi perdida por conta deste problema.

“Eu não me machuquei, não aconteceu nada sério comigo, só o lado psicológico, porque eu fiquei muito triste por perder a luta. Mas estou ok, não tinha nenhuma lesão, então pedi para Joe Silva (matchmaker do UFC) para lutar o mais rápido possível novamente, pois quero manter uma boa frequência de lutas. Esses últimos dois anos foram terríveis para mim, várias lesões, momentos difíceis. Claro que tiveram bons momentos, eu venci Miocic, mas o momento que estava vivendo não era tão bom. Agora eu estou vindo de um resultado negativo, quero mudar essas coisas e engatar uma sequência de vitórias. Eu acredito, no fundo do coração, que posso ser o campeão de novo e serei”, afirmou Cigano.

O lutador ainda comentou sobre a turnê de divulgação da luta que fez com Ben Rothwell. Segundo o brasileiro, há muito respeito entre eles, já que o rival foi o único que aceitou enfrenta-lo, enquanto outros lutadores recusaram o duelo. Por isso, ele não acredita que haverá o famoso “trash talk”, que tem ficado consagrado por lutadores como Chael Sonnen e Conor McGregor.

“Não terá problemas, só respeito. Estou feliz por ele aceitar lutar comigo. Os lutadores estão tentando ser o Chael Sonnen, o McGregor. Isso é tão estranho, ficam querendo falar mal dos outros. Isso parece ridículo, porque você vê que não é natural. É natural em Sonnen, McGregor, mas outros caras nós vemos que estão tentando ser, mas não são assim, ai fica algo estranho no ar. Todo atleta merece respeito, porque eu estou trabalhando duro, Ben também está, então no dia da luta ele estará lá, parado e esperando para me enfrentar, e só por isso ele merece meu respeito”, criticou Cigano.