Topo

MMA


MMA é liberado em Nova York após quase oito anos de lobby do UFC

UFC sonha em realizar um evento no Madison Square Garden (foto), em Nova York - Bruce Bennett/Getty Images
UFC sonha em realizar um evento no Madison Square Garden (foto), em Nova York Imagem: Bruce Bennett/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/03/2016 19h41

Depois de quase oito longos anos de lobby, o MMA finalmente foi legalizado no Estado de Nova York, nos Estados Unidos. A Assembleia Legislativa local aprovou por 113 a 25 o fim da proibição do esporte. Falta, agora, apenas a sanção do governador Andrew Cuomo. Dessa maneira, todos os Estados do país norte-americano liberam a realização do esporte.

Antes de chegar a ser discutida na Assembleia, a proposta de legalização do MMA foi aprovada em duas comissões. Na de Desenvolvimento do Turismo, Arte e Esporte, a lei foi aprovada por 15 votos a 5. Na segunda, preliminar à votação em plenário, a aprovação foi de 25 a 7.

Durante a discussão na Assembleia, o deputado que mais se mostrou contra a liberação foi Daniel J. O'Donnell. O político chegou a comparar o MMA com um “pornô gay com final diferente”. “Não precisamos deixar que façam isso aqui (em Nova York). Eles podem lutar em Vermont, Nova Jersey ou qualquer outro lugar. Não precisamos deixá-los fazer isso aqui”, continuou.

O MMA está banido do estado de Nova York desde 1997. No auge do chamado vale-tudo, os parlamentares vetaram o esporte na região, mas em nenhum momento citaram a atual modalidade nominalmente.

O último e único evento do UFC realizado no Estado de Nova York foi em 8 de setembro de 1995, na cidade de Buffalo. O evento contou com o brasileiro Marco Ruas e a lenda norte-americana Ken Shamrock.

Desde 2008, Dana White comanda o lobby pela liberação da modalidade. Um dos maiores sonhos do dirigente, inclusive, é fazer um evento do UFC em Nova York, no Madison Square Garden, casa do New York Knicks, da NBA.