Topo

MMA


Fábio Maldonado nega que se dopará contra Fedor: "Levei como piada"

Fábio Maldonado explicou a declaração polêmica sobre uso de substância proibida - Getty Images
Fábio Maldonado explicou a declaração polêmica sobre uso de substância proibida Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/04/2016 18h43

O lutador Fábio Maldonado utilizou sua página em uma rede social para explicar a declaração dada em entrevista a Ag. Fight sobre utilizar substâncias de melhoria de performance para a luta contra Fedor Emelianenko, que acontecerá no dia 17 de julho, pelo evento Fight Nights.

Na ocasião, Maldonado explicou que usaria uma substância conhecida como DHEA, um hormônio esteroide que aumenta a energia e a vitalidade, a resistência ao estresse, além da diminuição da massa gordurosa e o aumento da massa muscular. Após ver a repercussão negativa de sua declaração, o atleta emitiu um comunicado informando ter dado a declaração em tom de brincadeira.

“Eu fiz diversas entrevistas sobre as minhas próximas lutas e uma das questões era se eu iria tomar esteroides, suplementos ou qualquer coisa do tipo para a luta contra Fedor. Eu respondi que sim, que eu usaria tudo que fosse possível, porque eu encarei isso mais como uma piada do repórter. Eu não achei que ele levaria isso a sério. Eu até disse que você precisaria ser cuidadoso hoje em dia porque muitos suplementos podem fazer o teste antidoping dar positivo. Se algum fã ficou decepcionado comigo, peço desculpa. Sou testado desde 2003, na minha estreia no boxe nos Estados Unidos, e estou aberto a fazer qualquer teste, como sempre fiz em toda minha vida”, escreveu o lutador.

Banida pela USADA (Agência Norte Americana Antidoping) desde 2012, a DHEA foi a mesma substância encontrada em uma amostra de sangue colhida do lutador Lyoto Machida, que precisou deixar a luta contra Dan Henderson por ter consumido um suplemento com o hormônio.