Topo

MMA


Cormier compara rivalidade com Jones a lendas do boxe mundial

Cormier diz que só será rival de Jones após conseguir derrota-lo - reprodução
Cormier diz que só será rival de Jones após conseguir derrota-lo Imagem: reprodução

Do UOL, em São Paulo

03/05/2016 14h52

Daniel Cormier e Jon Jones irão se enfrentar pela segunda vez no UFC 200, em confronto que irá unificar os cinturões da categoria meio-pesado da organização. A luta, que acontecerá dia 9 de julho, em Las Vegas, promete ser mais um episódio em uma rivalidade que vem se formando no esporte.

Apesar da rivalidade entre os atletas ser considerada uma das maiores do esporte, o campeão linear da categoria, Daniel Cormier, não concorda com a análise. Em sua opinião, só existe uma rivalidade se ela for alimentada por aspectos esportivos, não apenas por discussões e provocações fora do octógono.

“É difícil eu dizer que sou igual a ele porque ele venceu a primeira luta. Uma rivalidade de verdade começa quando ambos os lutadores têm vitórias sobre o rival. Eu tenho que vencer esta luta para virar um Ali X Frazier, Lakers X Celtics, para que isso se torne a grande rivalidade que todos acham que é. Eu preciso vencer essa luta porque senão irá ser a mesma história de Tyson X Holyfield, que todos esperavam uma rivalidade, mas o Tyson não cumpriu seu papel”, comparou Cormier, que acrescentou.

“É uma rivalidade em praticamente todos os aspectos. Mas, para mim, o aspecto principal é o lado competitivo. Se eu não conseguir vencer, nada disso importa. Eu posso vencer nas discussões e provocações, mas se eu não conseguir vencer dentro do octógono, sequer existirá uma discussão. Eu quero vencer essa luta para que os fãs vejam uma verdadeira rivalidade começar.”

No primeiro encontro entre Jones e Cormier, o atual campeão interino derrubou a invencibilidade do compatriota por decisão unânime após cinco rounds, em batalha que venceu o prêmio de “luta da noite”. No entanto, Cormier acredita que poderia ter tido um desempenho melhor e saído vitorioso se não tivesse deixado Jones “mexer com a sua cabeça”.

“A última vez que lutei com o Jon, estava confuso emocionalmente. Todas as vezes que nos encontramos nós estávamos discutindo e brigando. Desta vez não está acontecendo isso. Nós nos provocamos, mas não é como da última vez, que nós tentávamos nos agredir em toda ocasião que estávamos no mesmo local”, explicou Cormier.

Por fim, o campeão linear acredita que já encontrou as brechas necessárias no jogo de Jon Jones para conseguir conquistar a tão desejada vitória. Segundo Cormier, a equipe montada por ele para ajudar em sua preparação identificou a melhor forma de derrotar Jones, que tem em seu cartel apenas uma derrota por desclassificação.

“O que eu pude tirar da luta dele contra Ovince St. Preux é que as novas pessoas que estão me ajudando estão no caminho certo. Eles viram e encontraram coisas no jogo do Jones, e tudo que eles me mostraram ele realmente fez na luta. Isso me dá confiança na minha equipe, porque eles me mostraram que passaram as informações certas e mapearam os ataques certos”, concluiu o campeão.