Topo

MMA


Minotouro nocauteia americano em pé e leva Arena da Baixada abaixo

Danilo Lavieri e Jorge Corrêa

Do UOL, em Curitiba

14/05/2016 20h31

Primeira grande estrela do MMA brasileiro a entrar no octógono no card preliminar do UFC 198, em Curitiba, o veterano Rogério Minotouro teve uma atuação de gala e nocauteou o norte-americano Patrick Cummins em pé, levando a Arena da Baixada à loucura neste sábado, nos últimos segundos do primeiro round.

O irmão gêmeo mais leve do aposentado Rodrigo Minotauro, Rogério entrou como um jovem. Empurrado pelo público, fez dois minutos de estudo e partiu para cima. Quando conseguiu encurtar a distância, passou a acertar boas sequências, que balançaram Cummins.

O norte-americano já não conseguia mais se defender quando Minotouro partiu para os golpes finais. Ele começou a acertar cruzados de cima para baixo e Patrick não esboçava reação. Mesmo com Cummins em pé ainda, o juiz teve de encerrara luta e declarar o nocaute.

“Gostaria de agradecer todo mundo. Viemos muito forte para essa para essa luta, nossa equipe é composta por muitos profissionais. Eles me ajudam muito e a molecada nova me dá muita energia. Queria agradecer todos os alunos da Team Nogueira. Meu trabalho de wrestling deu muita confiança. Vim aqui para por meu jogo de boxe, que é superior ao dele”, disse Rogério, ainda no octógono.

Marreta atropela Marquardt

Thiago Marreta teve performance avassaladora sobre Nate Marquadt - Heuler Andrey/UOL Esporte - Heuler Andrey/UOL Esporte
Thiago Marreta teve performance avassaladora sobre Nate Marquadt
Imagem: Heuler Andrey/UOL Esporte

Outro ex-participante do TUF Brasil, Thiago Marreta não tomou conhecimento do experiente Nate Marquardt, que já chegou a disputar o cinturão dos médios do UFC contra Anderson Silva. O brasileiro partiu para cima desde o primeiro segundo e com muitos chutes na linha de cintura e sequências de diretos e cruzados, nocauteou o norte-americano com facilidade no primeiro round.

Ao final da luta, com sua quarta vitória consecutiva, sendo a terceira por nocaute no primeiro round, Marreta fez questão de pedir um rival bem ranqueado entre os pesos médios. Os nomes foram Michael Bisping, Derek Brunson ou Robert Whittaker.

Massaranduba leva susto, mas vence luta empolgante

Francisco Massaranduba tenta conectar chute em Yancy Medeiros - Heuler Andrey/UOL Esporte - Heuler Andrey/UOL Esporte
Francisco Massaranduba tenta conectar chute em Yancy Medeiros
Imagem: Heuler Andrey/UOL Esporte

Aos 37 anos, o ex-TUF Brasil 1 Francisco Massaranduba fez uma das lutas mais empolgantes da noite contra Yanci Medeiros. Apesar de ter levado um susto nos últimos segundos do segundo round, quando sofreu knockdown, o brasileiro dominou o norte-americano e venceu por pontos, em decisão unânime dos juízes.

O jogo do brasileiro ficou claro desde o começo: era partir para cima para conseguir o nocaute o mais rápido possível. O que ele não contava era que o norte-americano fosse tão resistente às duras sequências que estava recebendo. Em pelo menos três oportunidades, ele esteve perto de ser nocauteado em pé.

A torcida ficava completamente inflamada com a intensidade dos golpes de Massaranduba, que sofreu apenas um pouco com o gás na reta final de combate. No fim, ficou a sexta vitória consecutiva de Francisco entre os pesos leve e a enorme resistência de Medeiros.

Lineker vence com facilidade

Em sua segunda luta como peso galo no UFC, depois de sofrer muito com a balança como peso mosca, John Lineker não teve problemas para vencer o norte-americano Rob Font por pontos, em decisão unânime dos juízes, com direito a 10-8 em dois rounds. O paranaense apostou no peso de suas mãos desde o começo, principalmente com golpe nas linhas de cintura. Dessa maneira, dominou a distância e o norte-americano.

Serginho se recupera e empate

Serginho Moraes - Heuler Andrey/UOL Esporte - Heuler Andrey/UOL Esporte
Imagem: Heuler Andrey/UOL Esporte

Depois de um começo de luta muito complicado, quando chegou a levar dois knockdowns no primeiro round, o carismático Serginho Moraes conseguiu se recuperar no combate com o estreante no UFC Luan Chagas, de apenas 22 anos. Com isso, a luta acabou empatada, por pontos. Um juiz deu vitória para cada um deles (29-28) o terceiro acabou dando 28-28, confirmando a igualdade.

Luan, que tem apenas uma derrota na carreira e tinha vencido os outros 14 combates por nocaute ou finalização, veio para decidir logo. Na trocação aberta, conseguiu derrubar o finalista do TUF Brasil 1 com um chute na cabeça e depois com um direto.

O problema é que ter sido chamado para lutar apenas uma semana antes do evento começou a pesar para o jovem. O estreante sentiu muito o gás e caiu de produção. Moraes então aproveitou para impor seu jogo de chão e quase conseguiu uma finalização com uma guilhotina.

Moicano vence luta dura

Abrindo o card preliminar, com um bom público no estádio, o brasileiro Renato Moicano voltou depois de quase um ano e meio longe do UFC e fez uma luta muito dura contra o russo Zubaira Tukhugov. Em um duelo parelho e cheio de possibilidades, principalmente na trocação, o brasiliense venceu por pontos, em decisão dividida dos juízes, depois de ter sido derrotado no primeiro round.

Todos os resultados

Card principal
Fabrício Werdum x Stipe Miocic
Ronaldo Jacaré x Vitor Belfort
Cris Cyborg x Leslie Smith
Maurício Shogun x Corey Anderson
Warlley Alves x Bryan Barberena
 
Card preliminar
Demian Maia finalizou Matt Brown (mata-leão) a 4min31 do 3º round
Thiago Marreta nocauteou Nate Marquardt a 3min39 do 1º round
Francisco Massaranduba venceu Yancy Medeiros por pontos, em decisão unânime dos juízes
John Lineker venceu Rob Font por pontos, em decisão unânime dos juízes
Rogério Minotouro nocauteou Patrick Cummins a 4min52 do 1º round
Serginho Moraes e Luan Chagas empataram por pontos
Renato Moicano venceu Zubaira Tukhugov por pontos, em decisão dividida dos juízes