Topo

MMA


Em apenas 12h, Anderson Silva bate peso para luta contra Daniel Cormier

Anderson Silva bate peso e está confirmado no UFC 200 - Diego Ribas/Ag. Fight
Anderson Silva bate peso e está confirmado no UFC 200 Imagem: Diego Ribas/Ag. Fight

Do UOL, em São Paulo

08/07/2016 13h29

O lutador Anderson Silva surpreendeu a todos ao aceitar substituir Jon Jones e enfrentar Daniel Cormier no UFC 200. Após o norte-americano, que detém o cinturão interino da categoria, ser flagrado em exame antidoping fora do período de competição, Anderson aceitou enfrentar o campeão linear. Com pouco tempo, o atleta conseguiu atingir o peso limite da categoria, que é de 93 quilos. Mais que isso, ele ficou bem abaixo, bateu pouco mais de 90kg. De camiseta.

Daniel Cormier precisou usar a toalha para bater 93,4 quilos e confirmar a luta. Caso o duelo fosse pelo cinturão, o norte-americano precisaria perder os 400 gramas de tolerância excedidos. 

Houve a possibilidade de que a luta fosse feita em peso casado, uma vez que Anderson teria pouco tempo para atingir o limite da categoria. Cormier também teria pedido que o duelo acontecesse com uma leve tolerância de peso, mas o brasileiro se recusou e quis que a batalha fosse no peso que deveria ter sido contra Jones. As únicas mudanças aceitas foram a redução no número de rounds e o cinturão meio-pesado não está mais em jogo.

Outro brasileiro a confirmar o peso e garantir participação no evento foi José Aldo, que tentará voltar ao topo da categoria dos penas contra Frankie Edgar. O atleta deu um susto nos fãs ao falhar em sua primeira tentativa de atingir o peso limite da categoria. Contudo, ao tirar toda a roupa, Aldo cravou o limite da categoria e confirmou a batalha. Em jogo estará o cinturão interino da categoria, já que o campeão linear, Conor McGregor, enfrentará Nate Diaz no UFC 202 em peso casado.

Amanda Nunes, que enfrentará Miesha Tate pelo cinturão peso galo da organização, também não teve dificuldade para bater o peso e confirmou a luta contra a norte-americana, que fará sua primeira defesa de título após destronar Holly Holm.

Com a nova regra estabelecida pelo UFC, os lutadores realizam a pesagem no período da manhã, durante uma janela de duas horas. Os atletas têm uma balança para conferir o peso, mas na oficial, eles têm apenas uma oportunidade para cravar o limite de suas respectivas categorias. Mais tarde, é feita a pesagem para o público, com os atletas devidamente reidratados.