Topo

MMA


Rafael dos Anjos é nocauteado por Alvarez e Brasil fica sem cinturão no UFC

Do UOL, em São Paulo

08/07/2016 00h52

O Brasil está sem cinturão no UFC. Rafael dos Anjos perdeu na madrugada desta sexta-feira (08) o cinturão peso leve para o norte-americano Eddie Alvarez em Las Vegas (EUA). O novo campeão conquistou a vitória por nocaute, ainda no 1º round.

O duelo começou estudado no jogo em pé, com vantagem para Dos Anjos. Alvarez, aliás, foi quem tentou levar para baixo no momento inicial. O carequinha caiu em situação ruim e logo se reergueu - no movimento, recebeu joelhada certeira, que o balançou. Na sequência, o brasileiro pressionou o adversário contra a grade e desferiu bons golpes. 

Um cruzado de direita do norte-americano, no entanto, tirou Dos Anjos do ar. Eddie, ao perceber que conectou um tiro na curta distância, foi para cima. Acertou uma joelhada voadora plástica e continuou batendo. Rafael, nocauteado em pé, não se entregou. Mas, aos 3min49s do primeiro assalto, o árbitro Herb Dean interrompeu o combate.

"Isso tem tudo a ver comigo [ser campeão. Alvarez foi campeão em todos as organizações que passou], com minha família. Agradeço aos meus treinadores. Amo todos vocês", disse o novo dono do título peso leve, ainda no octógono. "Rafael é um campeão. Deixei esgotar o gás dele e fui para cima", avaliou, sobre o triunfo.

O Brasil não ficava sem um cinturão do UFC há quase 10 anos. O momento de baixa, no entanto, pode durar pouco. Nesta sexta-feira (08), Claudia Gadelha tentará tomar o título peso palha feminino da polonesa Joanna Jedrzejczyk, no TUF Finale 23, também em Las Vegas.

No sábado (09), para fechar a Semana Internacional da Luta, José Aldo disputará o cinturão interino peso leve contra Frankie Edgar no UFC 200, e Amanda Nunes enfrentará Miesha Tate pelo posto mais alto do peso galo feminino. 

Rafael dos Anjos se tornou campeão em março de 2015, ao bater Anthony Pettis. Na sequência, defendeu o cinturão contra Donald Cerrone e comprovou evolução no MMA. Ele estava com apenas uma derrota nas últimas 11 apresentações quando subiu no octógono na madrugada desta sexta, para sua segunda tentativa de manter o título. Perdeu.