Topo

MMA


UFC anuncia doping de Brock Lesnar

Rey Del Rio/Getty Images
Imagem: Rey Del Rio/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/07/2016 19h42

O retorno de Brock Lesnar ao UFC não ficará marcado apenas pela vitória por decisão unânime sobre Mark Hunt. Nesta sexta-feira (15), a organização anunciou que o norte-americano foi pego no exame antidoping pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA).

A amostra positiva foi colhida no dia 28 de junho de 2016, no período ainda considerado como fora de competição. Dependendo da substância, o confronto contra Mark Hunt corre o risco de ter o resultado alterado para "No Contest" (Sem resultado).

Desde o anúncio da luta, Mark Hunt criticava abertamente o UFC pela postura adotada em relação a Brock Lesnar. Normalmente quando atletas voltam de aposentadoria ou chegam à organização, são obrigados a passar por testes com no mínimo quatro meses de antecedência ao combate. O norte-americano, no entanto, teve uma exceção aberta e começou a passar por exames apenas dois meses antes.

"Eu não acho que isso seja justo. Eu acho que é um monte de merda, uma burrice. Eu não acho que alguém deveria receber uma exceção com relação aos testes. Se eles estão tentando limpar o esporte, isso é uma forma ruim de fazer isso. Eu não me importo com quem você seja. Isso é ridículo. Não acho que tenha sido uma grande jogada. Eu acho que ele está dopado até o último fio de cabelo. Eu não acho que ele deveria ter recebido essa exceção. Se fosse assim, eu deveria começar a tomar anabolizantes", criticou Hunt na época.

Ex-campeão do UFC, Lesnar abandonou o octógono para voltar à WWE, evento de luta livre encenada, um tipo de “telecatch” norte-americano. No popular evento dos Estados Unidos, Lesnar se tornou uma das principais estrelas.

Depois de muita negociação, o retorno de Lesnar ao UFC foi confirmado como algo pontual para a edição de número 200. Em troca da participação do norte-americano, é esperado que o UFC libere Ronda Rousey para participar de uma das edições especiais da WWE.

Confira o comunicado oficial do UFC sobre Brock Lesnar:

A organização do UFC foi notificada hoje (15) pela Agência Antidoping dos EUA (USADA) de uma potencial violação da Política Anti-Doping por parte de Brock Lesnar em uma amostra colhida fora do período de competição, em 28 de junho de 2016. A USADA recebeu os resultados dos testes desta amostra de 28 de junho de 2016 do UCLA Olympic Analytical Laboratory, na noite de 14 de julho de 2016.

A USADA, que administra de forma independente da Política Antidoping do UFC, vai analisar os resultados e o julgamento apropriado deste caso. É importante lembrar que há um processo de revisão legal do processo que é oferecido aos atletas antes de qualquer sanção. A Comissão Atlética de Nevada também tem jurisdição sobre este assunto, já que a amostra foi colhida em período próximo ao da luta de Lesnar no UFC 200, em Las Vegas.

Assim como em outras violações da Política Antidoping, informações adicionais ou declarações do UFC serão fornecidas de acordo com o avanço do processo.